O setor empresarial de Ciudad del Este está cobrando, das autoridades locais, uma postura ativa em prol da abertura da Ponte da Integração. A passarela fronteiriça está pronta desde 2023, mas as vias de acesso ainda estão em construção.
Leia também:
Perimetral Leste ganha forma com aduanas e execução das obras em 56%
Em discurso durante o ato oficial pelo aniversário de 68 anos de Ciudad del Este, nessa segunda-feira (3), o presidente do Centro de Importadores do Alto Paraná, Charif Hammoud, pediu “vontade política” para que a abertura ocorra.
“Precisamos o quanto antes a habilitação da Ponte da Integração. Os turistas nos perguntam diariamente a data de abertura, e nós não temos a resposta. Pedimos aos governos de Paraguai e Brasil que agilizem a passagem”, afirmou Hammoud, citado pelo jornal La Clave.
De acordo com o dirigente, a simples definição de uma data para a abertura da Ponte da Integração já fará com que investidores ampliem o olhar sobre a região. Atualmente, sem um cronograma claro, projetos para novos empreendimentos estão paralisados.
Hammoud também citou que, com um melhor ordenamento do trânsito na fronteira, será possível aumentar o horário de funcionamento do comércio de Ciudad del Este. A criação de mais um turno à noite contribuiria para a geração de empregos no setor.
“Pensamos em reabilitar a atividade noturna para receber os milhões de turistas que visitam Foz do Iguaçu, mas não temos condições”, apontou.
Acessos à Ponte da Integração
Uma das barreiras para a abertura da Ponte da Integração é a construção das vias de acesso e fiscalização. As obras ainda estão em andamento, tanto em Foz do Iguaçu como na cabeceira paraguaia, em Presidente Franco.
No Paraguai, o trecho mais próximo à Ponte da Integração, conectando a cabeceira com as avenidas da cidade, tem previsão de conclusão em março. Os demais lotes das obras, contudo, terão liberação por etapas até o final de 2025.
No lado brasileiro, o último boletim do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) indica andamento de 56% para as obras da Perimetral Leste. Com início na Ponte da Integração, a rodovia fará o contorno rodoviário de Foz do Iguaçu.