Empresários brasileiros vão à Argentina em busca de mão de obra

Empregadores do Oeste de Santa Catarina vêm relatando dificuldades para preencher postos de trabalho.

Empregadores do Oeste de Santa Catarina vêm relatando dificuldades para preencher postos de trabalho.

Na última segunda-feira (5), uma delegação de empresários ligados à Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) esteve na cidade argentina de San Pedro, província de Misiones, para dialogar com as autoridades locais. O objetivo é facilitar o recrutamento de trabalhadores locais para vagas em aberto no lado brasileiro.

De acordo com o jornal Primera Edición, são cerca de 200 postos de trabalho nos municípios catarinenses de Paraíso e São Miguel do Oeste, para funções que exigem formação técnica, como eletricistas, mecânicos e técnicos agropecuários, cujos profissionais estão em falta nas cidades brasileiras de fronteira.

Raúl Héctor Añais, representante da Câmara de Comércio, Indústria, Produção e Serviços de San Pedro, comemorou a possibilidade de que jovens da comunidade, recém-formados nas escolas técnicas de Misiones, possam adquirir experiência no Brasil.

“A intenção é que nossos jovens possam se especializar em grandes empresas e adquiram experiência. Depois, se quiserem continuar nessas empresas, que assim seja. Se quiserem voltar a trabalhar em San Pedro, melhor ainda”, disse o dirigente, citando que a curta distância permite aos trabalhadores retornarem para casa no fim do dia.

A comitiva brasileira foi recebida pelo prefeito de San Pedro, Miguel Ángel dos Santos, e pelo presidente do Conselho Deliberativo (órgão equivalente a uma Câmara Municipal), Rosendo Adoryan. Acordos bilaterais e do Mercosul possibilitam que cidadãos argentinos trabalhem no Brasil (e vice-versa) de forma legal e com contribuições para a Previdência.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.