Teve início no último sábado (17) o processo de retirada de fios e postes na área central de Ciudad del Este, para instalação de cabeamento subterrâneo nas quadras com maior concentração de empresas. A estimativa da Ande, estatal elétrica paraguaia, é concluir a primeira etapa em dezembro de 2021. (Imagem: Gentileza / Ande)
Na abertura dos trabalhos, a ação esteve concentrada na Avenida Pioneros del Este, a cerca de um quilômetro da Ponte da Amizade. A via em questão foi a primeira a ter suas linhas de energia e telecomunicações transferidas para baixo da terra. O ato foi acompanhado pelo presidente da Ande, Félix Sosa, e autoridades regionais.
Em declarações ao jornal ABC Color, Sosa apontou que o principal problema é com os cabos de terceiros. “Em fevereiro, a prefeitura enviou uma nota com base em uma reunião que tivemos com todas as instituições afetadas, como a Copaco [companhia telefônica], que já fez suas adequações. Outras empresas, infelizmente, ainda não”, afirmou.
Após a conclusão do trabalho no entorno da Pioneros del Este, a intenção é avançar para as quadras próximas à Ponte Internacional da Amizade, onde estão alguns dos maiores shoppings da capital do Alto Paraná. Em locais com estrutura mais antiga, a previsão de execução das obras é para 2022.
Além de melhorar a aparência urbana e diminuir os riscos de incêndios e outros problemas, a ação faz parte de um pacote de melhorias da infraestrutura, com a instalação de equipamentos mais eficientes. A iluminação pública será toda trocada, contribuindo para aumentar a segurança no período noturno.
Comentários estão fechados.