O embaixador dos Estados Unidos no Paraguai, Marc Ostfield, esteve em Ciudad del Este, nessa quarta-feira (15), para uma série de encontros com autoridades e lideranças locais. A agenda incluiu passagem pela cabeceira paraguaia da Ponte Internacional da Amizade, para conhecer o funcionamento da estrutura de fiscalização.
Leia também:
Estados Unidos impõe novas sanções contra ex-presidente do Paraguai
Na aduana paraguaia, o diplomata visitou a área onde é feita a fiscalização de mercadorias que entram no país. Em mensagem na rede social Twitter, Ostfield escreveu que “aprofundamos sobre os esforços no combate ao contrabando e os desafios em matéria de segurança local e regional. Trabalhando juntos, somos mais efetivos”.
O embaixador também conversou com os comandantes das forças policiais no departamento (estado) de Alto Paraná, destacando a existência do Comando Tripartite e ressaltando que “o trabalho da Polícia Nacional na luta contra o crime organizado é fundamental para avançar nas prioridades compartilhadas com o Paraguai”.
Outro ponto da agenda foi uma reunião com dirigentes do Conselho de Desenvolvimento do Leste (Codeleste) e associações empresariais do lado paraguaio da fronteira, qualificado por Ostfield como “produtivo para impulsionar ações conjuntas em matéria de desenvolvimento econômico sustentável, intercâmbios comerciais e empreendedorismo”.
O cronograma incluiu ainda a participação em uma mesa-redonda com jovens lideranças que integram um projeto apoiado pelos Estados Unidos no Espaço Americano Margaret Knight (MKAC), da Universidade Nacional del Este (UNE).
Em comunicado, a embaixada estadunidense no Paraguai informou que a visita à região de fronteira foi uma “oportunidade de valorizar a cooperação com as autoridades locais no combate contínuo ao contrabando, ao tráfico de drogas e outras ameaças à segurança transnacional”.
[…] Leia também:Embaixador dos EUA no Paraguai faz visita à região de fronteira […]
[…] Leia também:Embaixador dos EUA no Paraguai faz visita à região de fronteira […]