A primeira experiência de ruas exclusivas para pedestres em Ciudad del Este, nos finais de semana, foi um sucesso.
Donos de bares e restaurantes notaram um aumento de até 70% no número de frequentadores, noticia o jornal La Nación, de Assunção.
Na capital paraguaia, o fechamento de ruas para veículos, para beneficiar a gastronomia, já é adotado há algumas semanas.
A ideia é que, dentro das medidas para evitar contaminação pelo coronavírus, o setor gastronômico coloque mesas ao ar livre, em plena rua.
“Com esta medida e o horário atual (de circulação, até meia-noite), estamos melhor, porque estava muito difícil conseguir pagar as contas do jeito que vínhamos”, disse José María González, do Almacén Cervecero.
“Em relação ao sábado anterior, tivemos um aumento de 70%”, disse por sua vez Jorge Arzamendia, do Terraza Shop.
Ele acrescentou que, “ainda que com pouco tempo de promoção, pudemos melhorar bastante”.
A resolução municipal que tornou quatro ruas exclusivas para pedestres foi emitida na sexta-feira, 21.
ATÉ DELIVERY AUMENTOU
Foi bom para todos os bares e restaurantes localizados nessas ruas, segundo Arzamendia.
“Todos os locais estavam cheios, com 100% da capacidade. Houve um forte incremento nas vendas, segundo pudemos conversar com vários proprietários”, disse ao La Nación.
Até o sistema delivery, que vinha em baixa, teve maior procura durante o final de semana.
Um dos responsáveis pela medida, José María González, disse que ela “não gera nenhuma aglomeração superior à que se vê em ônibus, centros médicos, mercados. O que há é uma satanização do setor gastronômico”, afirmou.
A associação de bares e restaurantes pede que o plano piloto lançado neste fim de semana se repita nos próximos sábados e domingos.
Até sugerem que mais uma rua, na Villa Bancaria, seja habilitada para se tornar exclusiva para pedestres nos fins de semana.
APOIO NAS REDES
A notícia publicada aqui no H2FOZ, anunciando a medida que seria adotada em Ciudad del Este, teve grande repercussão nas redes sociais.
Veja: Ciudad del Este vai criar quatro avenidas gastronômicas no fim de semana
Só no Facebook, houve 200 compartilhamentos e muitos comentários, muitos deles elogiando a medida e sugerindo que Foz do Iguaçu faça algo semelhante.
“Medida simples e inteligente”, disse um dos leitores, Junior Arides. “Quanto menos pessoas por espaço, melhor”.
Comentários estão fechados.