Teve início, na manhã desta terça-feira (18), o período de propaganda eleitoral gratuita nas emissoras de rádio, canais de TV e veículos impressos no Paraguai. De acordo com o Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE), os partidos terão até o dia 27 para a difusão dos materiais. A votação está marcada para o próximo dia 30.
Leia também:
Especial H2FOZ: Guia das Eleições 2023 no Paraguai
No rádio e na televisão, serão cinco minutos por dia, distribuídos conforme a representação de cada movimento ou candidatura. A diferença principal em relação ao Brasil é quanto à obrigatoriedade de que jornais e revistas impressos, publicados entre 18 e 27 de abril, destinem aos postulantes até uma página por edição.
Segundo o TSJE, os materiais deverão ter caráter informativo, para que os eleitores conheçam os candidatos e suas propostas. A veiculação de peças contendo incitação à violência e à desobediência civil, discriminação contra pessoas ou grupos ou conteúdos de calúnia e injúria está proibida, com os autores sujeitos a punições.
Em 30 de abril, os 4,8 milhões de paraguaios inscritos no Registro Cívico Permanente (RCP) irão às urnas para a escolha das autoridades que governarão o país pelos próximos cinco anos. Estão em jogo os cargos de presidente, vice-presidente, governadores, senadores, deputados nacionais e deputados regionais.
Para saber mais sobre as eleições de 2023 no Paraguai, no guia especial publicado pelo H2FOZ, clique aqui.
Comentários estão fechados.