Eleições no Paraguai: Partido Colorado terá maioria no Congresso

Colorados também elegeram 15 dos 17 governadores, confirmando a força da maior agremiação política do país.

Além de Santiago Peña para a presidência, o Partido Colorado elegeu, neste domingo (30), os ocupantes dos principais cargos políticos no Paraguai. Dos 17 departamentos (estados) do país, 15 serão governados por colorados. A legenda também terá maioria no Senado e na Câmara dos Deputados.

Leia também:
– Acompanhe a apuração dos votos, em tempo real
– Partido Colorado vence a disputa presidencial no Paraguai
– Perfil: Santiago Peña, presidente eleito do Paraguai

Alto Paraná: veja a lista de eleitos para a Junta Departamental

Com mais de 99% dos votos apurados, o sistema de Transmissão de Resultados Eleitorais Preliminares (TREP), mantido pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE), indicava que a Associação Nacional Republicana (ANR, nome oficial do Partido Colorado) terá até 49 das 80 cadeiras na Câmara e 23 das 45 bancas no Senado.

Nos governos regionais, a oposição liderada pelo Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA) venceu apenas dois departamentos: Itapúa, cuja capital é Encarnación, com Javier Pereira; e Central, da região metropolitana de Assunção, com Ricardo Estigarribia. No Alto Paraná, onde a capital é Ciudad del Este, o triunfo foi do colorado César “Landy” Torres.

Na Câmara dos Deputados, os cálculos preliminares apontam que o Partido Colorado elegerá até 49 dos 80 parlamentares, com 22 vagas para o PLRA e grupos que integraram a Concertação Nacional (CN2023), quatro para o Partido Cruzada Nacional (PCN), duas para a Aliança Encontro Nacional (AEN), duas para o movimento Yo Creo e uma para o Partido Pátria Querida (PPQ).

A região de Ciudad del Este elegeu oito deputados:
Bettina Aguilera (ANR)
Liz Acosta (ANR)
Rocio Abed (ANR)
Tiki Gonzalez (ANR)
Dr. Guillermo Rodríguez (Yo Creo)
Walter García (Yo Creo)
Roya Torres (CN2023)
Miguel Martínez (PCN)

No Senado, a projeção inicial, com base no TREP, indica 23 cadeiras para a ANR, 12 para o Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA, base da CN2023), cinco para o PCN, duas para a AEN e uma cada para PPQ, Yo Creo e Frente Guasú. O ex-presidente Fernando Lugo, da Frente Guasú, ficou em segundo lugar na chapa e não obteve a reeleição.

Entre os nomes eleitos para o Senado, alguns são conhecidos dos moradores de Ciudad del Este e região, como o ex-prefeito Javier Zacarías Irún (reeleito), do Partido Colorado, Rubén Velázquez (Yo Creo) e Rafael Esquivel “Mbururú” (PCN), que mesmo preso sob acusação de abuso sexual contra uma adolescente, recebeu 51.397 votos.

Para saber mais sobre as eleições no Paraguai, em guia especial elaborado pelo H2FOZ, clique aqui.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.