Eleições no Paraguai: Lula e Alberto Fernández cumprimentam Santiago Peña

Além de sócios no Mercosul, Brasil e Argentina são os principais parceiros comerciais do país vizinho.

Apoie! Siga-nos no Google News

Eleito na noite de domingo (30), com 42,7% dos votos, Santiago Peña, do Partido Colorado, será o presidente do Paraguai para o período 2023–2028, com início de mandato no dia 15 de agosto. O economista, de 44 anos, recebeu mensagens de felicitações dos futuros colegas do Brasil e da Argentina.

Leia também:
Apoiadores de candidato derrotado fazem protestos
– Perfil: Santiago Peña, presidente eleito do Paraguai
– Partido Colorado terá maioria no Congresso – veja a composição
– César “Landy” Torres é eleito governador do Alto Paraná

Em publicação na rede social Twitter, feita logo após a confirmação do resultado, o presidente argentino, Alberto Fernández, relatou que “me comuniquei telefonicamente com o presidente eleito Santiago Peña, a quem felicitei por sua vitória no Paraguai. Saúdo afetuosamente todo o nosso povo irmão e lhes desejo um grande futuro”.

Minutos após Fernández, foi a vez do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. “Parabéns ao presidente eleito do Paraguai pela vitória nas eleições. Boa sorte no seu mandato. Vamos trabalhar juntos por relações cada vez melhores e mais fortes entre nossos países, e por uma América do Sul com mais união, desenvolvimento e prosperidade”, escreveu Lula no Twitter.

Matthew Miller, porta-voz do Departamento de Estado do governo dos Estados Unidos, qualificou as eleições como “livres e justas” e felicitou o vencedor. “Esperamos trabalhar com o presidente eleito Santiago Peña e seu governo para promover nossas prioridades compartilhadas”, publicou Miller.

Durante a campanha eleitoral, o envolvimento estadunidense na política paraguaia foi um dos principais temas do debate, após sanções econômicas e pessoais aplicadas pelo governo de Joe Biden contra o presidente do Partido Colorado, Horacio Cartes, e autoridades como o vice-presidente e então pré-candidato, Hugo Velázquez.

Para saber mais sobre as eleições no Paraguai, em guia especial elaborado pelo H2FOZ, clique aqui.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.