Cidadãos paraguaios legalmente residentes no exterior estão indo às urnas, neste domingo (30), para decidir os futuros governantes do país. Do total de 41,5 mil eleitores cadastrados, o maior contingente está na Argentina (31,3 mil), seguida pela Espanha (7,2 mil), Estados Unidos (2,4 mil) e Brasil (540).
Leia também:
– Acompanhe a apuração dos votos, em tempo real
– Especial H2FOZ: Guia das Eleições 2023 no Paraguai
– Partido Colorado vence a disputa presidencial no Paraguai
– Perfil: Santiago Peña, presidente eleito do Paraguai
No Brasil, o único local habilitado é a cidade de São Paulo, com o Consulado do Paraguai tendo montado uma mesa de votação na Igreja Maria Auxiliadora, no bairro Bom Retiro. Para participar, o cidadão precisa apresentar cédula de identidade paraguaia ou passaporte. O horário é das 8h às 17h (hora brasileira).
Na Argentina, as seções estão distribuídas pelas cidades de Buenos Aires, San Justo, La Plata, Posadas e Formosa. Na Espanha, a votação ocorre em Madri, Málaga, Barcelona, Bilbau, Alicante e Valência. Nos Estados Unidos, há seções em Nova York, Nova Jersey, Miami, Washington e Westchester.
A principal diferença em relação aos eleitores residentes no país é que os emigrantes poderão escolher apenas candidatos para presidente e senador. Em todos os países, o horário segue o mesmo fuso da votação no Paraguai, para que nenhum voto seja depositado após as 16h (hora paraguaia).
Para saber mais sobre as eleições no Paraguai, em guia especial publicado pelo H2FOZ, clique aqui.
Comentários estão fechados.