Os mais de 520 mil eleitores de Ciudad del Este e região terão oito opções de candidatos para a disputa do cargo de governador do departamento (estado) de Alto Paraná neste domingo (30). Inicialmente inscritas, Zonia Alfonzo, do Partido da Juventude, e Edith Peralta, da União Nacional dos Cidadãos Éticos (Unace), desistiram do pleito.
Leia também:
– Acompanhe a apuração dos votos, em tempo real
– Especial H2FOZ: Guia das Eleições 2023 no Paraguai
– Partido Colorado vence a disputa presidencial no Paraguai
– Perfil: Santiago Peña, presidente eleito do Paraguai
– César “Landy” Torres é eleito governador do Alto Paraná
De acordo com o jornal ABC Color, Alfonzo retirou seu nome para apoiar Dani Mujica, do Yo Creo, movimento político liderado pelo prefeito de Ciudad del Este, Miguel Prieto. Já Peralta declinou em prol do candidato do Partido Colorado, César “Landy” Torres. Os nomes de Alfonzo e Peralta, no entanto, ainda estarão disponíveis na urna eletrônica.
Sem as duas únicas mulheres, o governo do Alto Paraná será disputado apenas por homens, com polarização entre os candidatos César “Landy” Torres, Oscar González Drakeford e Dani Mujica, cujas campanhas possuem as maiores estruturas e investimentos:
Lista 1 – Partido Colorado (ANR):
César “Landy” Torres
Lista 3 – Concertação Nacional (CN2023):
Oscar González Drakeford
Lista 10 – Movimento Político Nova República (MPNR):
Cesar Augusto Gutiérrez Olazar
Lista 30 – Partido Nacional da Gente (PNG30A):
Dionicio Ortiz
Lista 33 – Coordenadoria Patriótica Cidadã (CPC):
Ebert Cristaldo
Lista 123 – Yo Creo (CDN):
Dani Mujica
Lista 300 – Pela Pátria Sonhada (PPS):
Luis Salvador Cataldi Viedma
Lista 911 – Partido Cruzada Nacional (PCN):
Raúl Rodríguez
Desde a redemocratização do Paraguai, em 1989, apenas um candidato de oposição ao Partido Colorado foi eleito governador no Alto Paraná: Gustavo Cardozo, do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), vencedor da eleição de 2003.
Importância
O Alto Paraná é a região mais populosa do interior do Paraguai, com os 520.164 eleitores cadastrados representando 11% do eleitorado do país. Ciudad del Este tem o maior contingente, com 223.905 cidadãos inscritos no Registro Cívico Permanente (RCP), cadastro que regulamenta o direito ao voto no Paraguai.
Na sequência aparecem Presidente Franco (56.223), Minga Guazú (52.446) e Hernandarias (50.986), situadas na área metropolitana de Ciudad del Este. Juntos, os quatro municípios da Grande Ciudad del Este representam 73,7% do total de votos no departamento. No interior, o maior colégio eleitoral é Itakyry, com 17.084 inscritos.
Para saber mais sobre as eleições no Paraguai, em guia especial publicado pelo H2FOZ, clique aqui.
Comentários estão fechados.