Os eleitores paraguaios irão às urnas, no dia 10 de outubro, para a escolha dos novos prefeitos e vereadores de cada uma das cidades do país. A votação deveria ter sido no ano passado, mas foi adiada devido à pandemia do novo coronavírus. O período de propaganda eleitoral teve início na última segunda-feira (9).
Em Ciudad del Este, capital do Alto Paraná, a disputa promete ser acirrada. Na eleição complementar de 2019, convocada após a destituição da prefeita Sandra McLeod de Zacarías, o vencedor foi o advogado Miguel Prieto, candidato à reeleição pelo Movimento Consciência Democrática Esteña. O triunfo de Prieto marcou a primeira derrota do Partido Colorado em seis décadas de história do município.
O principal rival do prefeito licenciado deve ser o colorado Ulises Quintana, que venceu a disputa interna do partido governista no mês de junho. Em setembro de 2018, o então deputado foi preso acusado de envolvimento com uma organização de narcotraficantes. O candidato, que afirma ser inocente e luta por sua reabilitação política, recuperou a liberdade em outubro de 2020.
Outro ator importante na corrida eleitoral é o Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), principal legenda de oposição ao presidente Mario Abdo Benítez. O postulante do PLRA será Iván Airaldi, de 41 anos, que ganhou as prévias partidárias de forma apertada, com menos de meio ponto de vantagem sobre a concorrente Stella Enciso.
Lista completa de postulantes, em ordem alfabética:
- Adalberto Bareiro Acuña, Movimento Político Unidos Podemos;
- Alejandro López Arrúa, Partido Nacional Unámonos;
- Francisco Franco Medina, União Nacional dos Cidadãos Éticos (Unace);
- Georginio Ever Rojas Borja, Partido da Juventude;
- Iván Alipio Airaldi Franco, Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA);
- José María Ayala Cambra, Partido Pátria Querida (PPQ);
- José Ramón Martínez Molinas, Movimento Reconciliação Nacional del Este;
- Miguel Prieto Vallejos, Movimento Consciência Democrática Esteña;
- Nelson Francisco Ledesma Valenzuela, Frente Guasú (FG);
- Nestor Vidal Gómez Núñez, Partido Socialista Democrático Herederos;
- Tereza Asunción Ozorio Amarilla, Partido Democrata Cristão (PDC);
- Ulisses Quintana, Associação Nacional Republicana (Partido Colorado); e
- Yudith María Jiménez Servín, Juntos Para Ganhar.
No Paraguai, a votação para prefeito é em turno único. O vencedor terá mandato com quatro anos de duração, bem como os vereadores eleitos por cada partido. Não existe o cargo de vice-prefeito, com o segundo na linha de sucessão sendo definido entre os integrantes da Junta (Câmara) Municipal. A eleição presidencial está marcada para 2023.
Comentários estão fechados.