Eleições na Argentina: Hugo Passalacqua é eleito governador de Misiones

Candidato obteve 64,2% dos votos no pleito desse domingo (7); em Puerto Iguazú, prefeito Claudio Filippa foi reeleito.

Apoie! Siga-nos no Google News

Os eleitores da província fronteiriça de Misiones foram às urnas, nesse domingo (7), para a escolha do governador, vice-governador, deputados provinciais, prefeitos e vereadores em 78 municípios. Representando o bloco governista, Hugo Passalacqua, da Frente Renovadora da Concórdia, foi eleito para comandar a província no período 2023–2027.

Leia também:
Eleições na Argentina: Claudio Filippa é reeleito prefeito de Puerto Iguazú

Com 99,09% das urnas apuradas, Passalacqua aparecia com 64,21% dos votos, quase 40 pontos à frente do segundo colocado, Martín Arjol (Juntos pela Mudança), que tinha 26,47%. Desde as primeiras parciais divulgadas pelo Tribunal de Justiça Eleitoral de Misiones, Passalacqua apresentava mais votos do que a soma dos adversários.

Apuração – eleição para governador de Misiones:
Mesas contabilizadas: 99,09%

Hugo Passalacqua (Frente Renovadora): 64,21% – ELEITO;
Martín Arjol (Juntos pela Mudança): 26,47%;
Martín Lenguaza (Força de Todos): 4,77%;
Julia Perié (Frente Ampla): 1,78%;
Outros candidatos: 2,77%.

Fonte: Tribunal Eleitoral da Província de Misiones.

No discurso da vitória, feito ao lado do vice-governador eleito, Lucas Spinelli, o candidato ressaltou o triunfo das lideranças apoiadas pelo grupo em 76 dos 78 municípios e agradeceu ao eleitorado o apoio. “Vamos fazer uma forte defesa da nossa autonomia como província”, garantiu.

Com 66 anos, Hugo Passalacqua já governou Misiones entre os anos de 2015 e 2019. Anteriormente, de 2011 a 2015, ocupou o cargo de vice-governador na gestão de Maurice Closs. É casado com Viviana Rovira, prima-irmã do ex-governador Carlos Rovira, patrono político da Frente Renovadora.

Puerto Iguazú

Em Puerto Iguazú, onde os partidos apresentaram 29 nomes para a disputa da prefeitura (o sistema eleitoral argentino permite o lançamento de mais de uma candidatura por legenda ou grupo político), a vitória ficou com o atual prefeito, Claudio Raúl Filippa, que irá para o quinto mandato no comando da cidade.

Claudio Filippa ao votar neste domingo (7). Imagem publicada em sua página pessoal na rede social Facebook.
Claudio Filippa ao votar nesse domingo (7). Imagem publicada em sua página pessoal na rede social Facebook.

De acordo com o portal La Voz de Cataratas, os candidatos da Frente Renovadora da Concórdia obtiveram 49,26% da preferência, com Claudio Filippa sendo eleito como o mais votado do grupo, com 6.010 votos. O bloco opositor Juntos pela Mudança (JxC) foi escolhido por 43,55% dos eleitores.

Filippa venceu as eleições de 2003, 2007, 2015, 2019 e 2023. O único período em que o prefeito reeleito não exerceu o cargo, nos últimos 20 anos, foi entre 2011 e 2015, quando Marcelo Sánchez governou Puerto Iguazú.

Nacionais

As eleições nacionais na Argentina, para a escolha do presidente e do Congresso, estão marcadas para o segundo semestre, com até três etapas: as prévias partidárias obrigatórias, em 13 de agosto, para a definição dos candidatos; o primeiro turno, em 22 de outubro; e, se necessário, o segundo turno presidencial, no mês de novembro.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.