A Argentina vai parar, às 21h deste domingo (1.º), para acompanhar o primeiro debate entre os candidatos à presidência do país, transmitido pela TV Pública em sua rede de afiliadas e na internet. O evento, de uma série de dois debates obrigatórios definidos pela legislação eleitoral, acontecerá na cidade de Santiago del Estero.
Leia também:
Eleições na Argentina: oposição vence as primárias em Puerto Iguazú e Misiones
Estarão presentes Javier Milei (La Libertad Avança), que conquistou 30% dos votos nas eleições primárias de agosto; Sergio Massa (Unión por la Patria), candidato governista; Patricia Bullrich (Juntos por el Cambio), do bloco ligado ao ex-presidente Mauricio Macri; e os outros dois postulantes que superaram a barreira de 1,5% nas primárias, Myriam Bregman (Frente de Izquierda) e Juan Schiaretti (Hacemos por Nuestro País).
No debate deste domingo, serão tratados os temas economia, educação, direitos humanos e convivência democrática. No debate seguinte, marcado para o dia 8, em Buenos Aires, serão abordados segurança, trabalho e produção, desenvolvimento humano, habitação e proteção ao meio ambiente.
As eleições presidenciais na Argentina estão marcadas para o próximo dia 22. A vitória em primeiro turno acontecerá em dois casos: se um candidato atingir 45% dos votos válidos; ou se fizer 40%, com vantagem de pelo menos dez pontos percentuais sobre o segundo colocado. O segundo turno, se houver, está marcado para 19 de novembro.
Pesquisas de intenção de voto divulgam cenário incerto, com possível segundo turno entre Javier Milei, que se apresenta como “candidato antissistema”; e o governista Sergio Massa, que aparece com vantagem em relação a Patricia Bullrich na maior parte dos levantamentos. A posse de quem vencer a eleição será em 10 de dezembro.
Comentários estão fechados.