DNIT homologa resultado de licitação para ponte na fronteira com a Argentina

Ponte internacional sobre o Rio Uruguai fará a conexão entre a cidade gaúcha de Porto Xavier e a argentina San Javier (Misiones).

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) homologou, na última quinta-feira (24), o resultado da licitação para a construção de mais uma ponte na fronteira entre Brasil e Argentina.

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A ponte internacional entre Porto Xavier (RS) e a cidade argentina de San Javier (Misiones) está avaliada em cerca de R$ 225 milhões. O pacote de obras inclui a construção das rodovias de acesso e das estruturas de fiscalização.

Ponte internacional sobre o Rio Uruguai, entre Porto Xavier e San Javier.
Imagem aérea que mostra a localização da futura ponte, divulgada pela Prefeitura de Porto Xavier

De acordo com o DNIT, a empresa Rivoli Construtora, com sede no Mato Grosso, apresentou o menor lance na disputa com outras sete concorrentes. A proposta da Rivoli Construtora fechou em R$ 214,6 milhões, 5% abaixo do valor de referência.

Ainda não há data definida para a assinatura do contrato, que marcará o início da contagem do cronograma das obras da ponte.

Atualmente, a conexão entre Porto Xavier e San Javier ocorre com balsas (uma brasileira e uma argentina). Em períodos de cheias acentuadas no Rio Uruguai, contudo, o serviço é suspenso por razões de segurança.

O projeto de construção da ponte possui algumas especificidades, ligadas à história e à cultura da região. Os desenhos já divulgados, por exemplo, mostram um portal de acesso inspirado na arquitetura religiosa das Missões Jesuíticas.

No papel desde 1976, a ponte ficará ligeiramente a leste do perímetro urbano de Porto Xavier, mas com rápido acesso à cidade.

Atalho para o Rio Grande do Sul

Para quem mora na região de Foz do Iguaçu, a nova ponte ajudará a cortar caminho entre a região trinacional e o Rio Grande do Sul, via Argentina.

A título de comparação, a distância entre São Luiz Gonzaga, cidade próxima a Porto Xavier, e a Terra das Cataratas soma 426 quilômetros se o trajeto for pela Argentina.

Pelas estradas brasileiras, passando por Cascavel e São Miguel do Oeste (SC), o percurso sobe para 765 quilômetros.

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