Sabe que dia é hoje? Dia Internacional do Doce de Leite

Data foi criada na Argentina, no final da década de 1990; país é um dos principais produtores e consumidores da iguaria.

Quer uma desculpa para exagerar na sobremesa nesta quarta-feira (11)? Aqui vai: 11 de outubro é o Dia Mundial do Doce de Leite, data criada na Argentina, no final da década de 1990, para celebrar o produto que é um dos símbolos da confeitaria do país.

Leia também:
Paraguai tem Dia Nacional da Chipa – saiba quando é
Bateu fome? Sim! Também tem Dia Internacional da Empanada
Com sede? Refresque com um bom tererê!

Não ouse, contudo, afirmar que o doce surgiu na Argentina. Uma das versões mais contadas no país vizinho costuma atribuir a criação a uma cozinheira da cidade de Cañuelas, que, em 1829, teria esquecido um caldeirão de leite com açúcar no fogo e acidentalmente inventado a receita.

No Uruguai, o doce de leite é também uma preferência nacional, sendo apontado como originário do país. No Brasil, em Minas Gerais, os produtores reivindicam a invenção da iguaria, que parece ter tido versões em praticamente todas as regiões da América do Sul nas quais havia produção de leite e farta disponibilidade de açúcar.

Polêmicas à parte, os moradores da fronteira são privilegiados pelo fácil acesso ao doce de leite argentino e às marcas de Minas Gerais, disponíveis nos supermercados, empórios e no comércio informal em Foz do Iguaçu.

Em várias sorveterias da região é possível degustar, também, os famosos sorvetes de doce de leite, puro ou misturado com chocolate granulado e outros ingredientes.

E o que dizer dos alfajores e churros, tradicionalmente recheados com o doce? Pois corra e garanta, hoje mesmo, sua cota de dulce de leche para o feriadão que vem chegando.

Nota da redação: o autor consumiu doce de leite enquanto produzia o texto. Foto: Guilherme Wojciechowski/H2FOZ
Nota da redação: o autor consumiu doce de leite enquanto produzia o texto. Foto: Guilherme Wojciechowski/H2FOZ
Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.