Celebração em 20 de julho, proposta na Argentina, vem ganhando popularidade; ideia original foi concebida por um médico do Paraguai.
Ao abrir o WhatsApp ou navegar pelas redes sociais nesta quarta-feira (20), internautas de todo o Brasil viram mensagens alusivas ao Dia do Amigo, comemorado a cada 20 de julho. A celebração, criada na Argentina, vem ganhando popularidade nos últimos anos. A ideia original de valorizar a amizade, porém, foi concebida por um médico do Paraguai.
Antes de continuar, é importante esclarecer: ninguém copiou ninguém. A proposta de criar o “Dia Internacional da Amizade” nasceu em 1958, na localidade paraguaia de Puerto Pinasco, pelas mãos do médico Ramón Artemio Bracho. Em 1969, sem saber da ideia anterior, o professor argentino Enrique Ernesto Febbraro sugeriu o “Dia do Amigo”.
Para comemorar a chegada do homem à Lua (ocorrida em 20 de julho de 1969) e celebrar a amizade entre pessoas de diferentes países, Febbraro iniciou o “Dia do Amigo” enviando cartas a conhecidos e desconhecidos. Em 1999, o governo argentino oficializou a efeméride no calendário do país. Com a internet, começou a espalhar-se pelo mundo.
No âmbito global, porém, a data cívica oficialmente reconhecida é outra, originada da celebração proposta pelo Dr. Bracho no Paraguai. Em 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) acatou a sugestão da Cruzada Mundial da Amizade, fundada pelo médico paraguaio, e instituiu o 30 de julho como “Dia Internacional da Amizade”.
Como resultado, todos os anos, no 20 ou no 30 de julho, usuários argentinos e paraguaios fazem provocações na internet, reivindicando a “propriedade” da celebração. Apesar dos ânimos exaltados de alguns, as “alfinetadas” costumam seguir o propósito da amizade e contribuem para a divulgação de ambas as datas.
Curiosamente, o Brasil também tem um “Dia Nacional do Amigo” para chamar de seu, o 18 de abril, impulsionado por setores comerciais para elevar as vendas do mês. Nos últimos anos, contudo, as campanhas publicitárias pelo “Dia do Amigo” têm focado no 20 de julho, seguindo a tendência observada nas redes sociais.
Na dúvida entre qual data comemorar na fronteira entre os três países? Fique com todas!
18 de abril – “Dia Nacional do Amigo” no Brasil;
20 de julho – “Dia do Amigo”, criado na Argentina;
30 de julho – “Dia Internacional da Amizade”, surgido no Paraguai.
Comentários estão fechados.