Deputados cobram ações contra assaltos a turistas no Paraguai

Parlamentares pediram ao comando policial que intensifique o combate à delinquência em Ciudad del Este e municípios vizinhos.

Apoie! Siga-nos no Google News

Deputados do departamento (estado) de Alto Paraná requisitaram ao comando regional da Polícia Nacional do Paraguai, em audiência pública na Junta Departamental (órgão equivalente à Assembleia Legislativa), que intensifique o combate aos delinquentes que assaltam turistas e comerciantes em Ciudad del Este e municípios vizinhos.

Leia também:
Mais um caso: brasileiro é assaltado em loja “fake” no Paraguai
Após briga entre policiais, Paraguai troca comando da Polícia Turística

A reunião, ocorrida nessa quarta-feira (13), teve a participação do delegado Blas Vera, diretor da Polícia Nacional no Alto Paraná. No entender dos deputados, a falta de respostas em relação a crimes como assaltos, roubos, sequestros-relâmpago e fraudes contra visitantes coloca em risco o turismo de compras no lado paraguaio da fronteira.

“Precisamos corrigir essa situação na área central de Ciudad del Este, onde constantemente há assaltos contra turistas. Esse flagelo está praticamente aniquilando o comércio, precisamos fazer um trabalho interinstitucional”, defendeu o deputado Herminio Corvalán, citado pelo jornal ABC Color.

O deputado Aldo Barrios, por sua vez, reconheceu os problemas na estrutura à disposição dos policiais que atuam em Ciudad del Este e municípios vizinhos, reivindicando, também, que agentes flagrados em atos de corrupção sejam punidos. Já o deputado Fernando Schuster pediu que seja declarada emergência departamental devido à insegurança.

Panorâmica da audiência pública na Junta Departamental. Foto: Gentileza/Junta Departamental de Alto Paraná
Panorâmica da audiência pública na Junta Departamental. Foto: Gentileza/Junta Departamental de Alto Paraná

Blas Vera admitiu as dificuldades enfrentadas pelos agentes e disse que vem trabalhando em medidas como o aumento da presença policial em via pública e o estabelecimento de canais de contato direto entre os chefes de cada posto policial e os moradores do entorno, de forma a construir confiança e melhorar a efetividade do trabalho.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.