Delegação de congressistas dos EUA reúne-se com presidente do Paraguai

Comitiva liderada pela deputada Stephanie Murphy tem na pauta temas como cooperação nas áreas de segurança e defesa.

Comitiva liderada pela deputada Stephanie Murphy tem na pauta temas como cooperação nas áreas de segurança e defesa.

O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, recebeu a visita, nesta sexta-feira (5), de uma delegação de congressistas dos Estados Unidos, liderada pela deputada Stephanie Murphy, do Comitê de Serviços Armados da Câmara dos Representantes. Na pauta, assuntos como cooperação bilateral nas áreas de segurança e defesa.

Além de Murphy, o grupo de parlamentares estadunidenses é composto pela deputada Kathleen Rice, do Comitê de Segurança Doméstica; Mark Green, do Comitê de Serviços Armados; e Kurt Schrader, do Comitê de Energia e Comércio. Marc Ostfield, embaixador dos Estados Unidos no Paraguai, acompanhou a comitiva no encontro.

“Hoje recebemos no palácio membros da Câmara de Representantes dos Estados Unidos. É uma visita que marca a sólida relação e colaboração de ambos os países na luta contra o crime transnacional. Continuaremos fortalecendo nossos laços e o trabalho conjunto”, escreveu o presidente paraguaio, em mensagem postada nas redes sociais.

O embaixador Marc Ostfield, por sua vez, registrou que “junto à delegação de congressistas, visitamos o presidente Mario Abdo para reafirmar o compromisso dos Estados Unidos em ampliar a cooperação bilateral. Esse encontro serviu, além disso, para conhecermos os desafios e os avanços em questões de segurança e defesa”.

Tal como previsto no protocolo, os parlamentares não dialogaram com a imprensa ao término da reunião. A agenda em território paraguaio teve início na quinta-feira (4), com visita ao ministro da Defesa, Bernardo Soto Estigarribia. O cronograma inclui ainda encontros com outros ministros e visitas a instalações policiais e militares.

Recentemente, dois casos envolvendo a cooperação bilateral mobilizaram a opinião pública paraguaia: a extradição do empresário Kassem Hijazi, de Ciudad del Este, requerida pela Justiça dos Estados Unidos; e a inclusão do ex-presidente Horacio Cartes na lista de dirigentes considerados corruptos pelo governo de Washington.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.