Ministro britânico classifica visita ao Paraguai como histórica

David Cameron cumpriu agenda em Assunção, onde dialogou com o presidente Santiago Peña no Palácio de López.

O ex-primeiro-ministro e atual ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, David Cameron, esteve em Assunção, nessa terça-feira (20), para a primeira visita de um chanceler britânico ao Paraguai em 171 anos de relações bilaterais.

Leia também:
Presidentes do Paraguai e da Argentina debatem integração

Cameron e comitiva foram recebidos pelo ministro paraguaio das Relações Exteriores, Rubén Ramírez Lezcano. Na sequência, seguiram para encontro com o presidente Santiago Peña (Partido Colorado) no Palácio de López, sede do Poder Executivo.

Ministro britânico foi presenteado com um poncho para'i, vestimenta paraguaia recentemente incluída na lista de patrimônio imaterial da Unesco. Foto: Gentileza/Presidência do Paraguai
Ministro britânico foi presenteado com um poncho para’i, vestimenta paraguaia recentemente incluída na lista de patrimônio imaterial da Unesco. Foto: Gentileza/Presidência do Paraguai

Em pronunciamento após a agenda oficial, o britânico classificou a visita como histórica, afirmando ser uma “oportunidade real para construir uma parceria sólida para o futuro” e destacando que “os dois países compartilham valores comuns”.

Entre os temas abordados nas conversações, destaque para a possibilidade de que empresas britânicas invistam na geração de hidrogênio verde no Paraguai, além do desejo de fortalecimento do intercâmbio comercial bilateral.

“Hoje, o Paraguai exporta mais de US$ 120 milhões por ano e importa US$ 65 milhões do Reino Unido”, detalhou Rubén Ramírez Lezcano. “Realmente, há espaço para aumentar esse intercâmbio.”

Após pernoitar em Assunção, David Cameron embarcou para o Brasil, nesta quarta-feira (21), para participar da reunião de ministros das Relações Exteriores do G20, o grupo das principais economias do planeta.

Marco Rubio

Já o senador Marco Rubio, figura conhecida do Partido Republicano dos Estados Unidos, desembarcará no Paraguai, nesta quarta, para reunião com o presidente Santiago Peña e autoridades locais, tendo como pauta o fortalecimento da cooperação bilateral.

Rubio é membro da Subcomissão de Relações Exteriores para o Hemisfério Ocidental, do Senado dos Estados Unidos, e vice-presidente da Comissão Especial de Inteligência. Na terça, o senador esteve na Argentina, onde foi recebido pelo presidente Javier Milei.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.