O ex-primeiro-ministro e atual ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, David Cameron, esteve em Assunção, nessa terça-feira (20), para a primeira visita de um chanceler britânico ao Paraguai em 171 anos de relações bilaterais.
Leia também:
Presidentes do Paraguai e da Argentina debatem integração
Cameron e comitiva foram recebidos pelo ministro paraguaio das Relações Exteriores, Rubén Ramírez Lezcano. Na sequência, seguiram para encontro com o presidente Santiago Peña (Partido Colorado) no Palácio de López, sede do Poder Executivo.
Em pronunciamento após a agenda oficial, o britânico classificou a visita como histórica, afirmando ser uma “oportunidade real para construir uma parceria sólida para o futuro” e destacando que “os dois países compartilham valores comuns”.
Entre os temas abordados nas conversações, destaque para a possibilidade de que empresas britânicas invistam na geração de hidrogênio verde no Paraguai, além do desejo de fortalecimento do intercâmbio comercial bilateral.
“Hoje, o Paraguai exporta mais de US$ 120 milhões por ano e importa US$ 65 milhões do Reino Unido”, detalhou Rubén Ramírez Lezcano. “Realmente, há espaço para aumentar esse intercâmbio.”
Após pernoitar em Assunção, David Cameron embarcou para o Brasil, nesta quarta-feira (21), para participar da reunião de ministros das Relações Exteriores do G20, o grupo das principais economias do planeta.
Marco Rubio
Já o senador Marco Rubio, figura conhecida do Partido Republicano dos Estados Unidos, desembarcará no Paraguai, nesta quarta, para reunião com o presidente Santiago Peña e autoridades locais, tendo como pauta o fortalecimento da cooperação bilateral.
Rubio é membro da Subcomissão de Relações Exteriores para o Hemisfério Ocidental, do Senado dos Estados Unidos, e vice-presidente da Comissão Especial de Inteligência. Na terça, o senador esteve na Argentina, onde foi recebido pelo presidente Javier Milei.
Comentários estão fechados.