Ex-primeiro-ministro (2010–2016) e atual ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, o conservador David Cameron deverá desembarcar no Paraguai, nesta terça-feira (20), em visita inédita ao país sul-americano.
Leia também:
Foz do Iguaçu sediará reuniões do G20 – veja os locais e datas
Durante sua estada em território paraguaio, Cameron manterá compromissos como uma reunião com o presidente Santiago Peña, além de discussões para o fortalecimento do comércio e da cooperação no âmbito do meio ambiente, educação e direitos humanos.
“A visita do ministro das Relações Exteriores tem como objetivo fortalecer os laços entre as duas nações e sublinha o compromisso do Reino Unido com as nações da região, construindo pontes e fomentando as relações diplomáticas baseadas no respeito mútuo e nos valores compartilhados”, informa o Ministério das Relações Exteriores do Paraguai, em boletim enviado à imprensa.
Além do Paraguai, a viagem de David Cameron à América do Sul terá uma breve passagem pelas Ilhas Malvinas (Falkland), administradas pelo Reino Unido, mas reivindicadas pela Argentina como parte do território do país.
A programação no arquipélago incluirá homenagens aos soldados britânicos mortos no conflito com a Argentina, em 1982, e reunião com os cerca de dois mil moradores locais, que pedem a continuidade do atual status das ilhas.
Após passar pelas Malvinas e pelo Paraguai, Cameron virá ao Brasil para uma reunião de ministros das Relações Exteriores dos países do G20, no Rio de Janeiro. A última etapa da viagem transatlântica será em Nova York (EUA), para compromissos na sede da Organização das Nações Unidas (ONU).
Comentários estão fechados.