Cúpula do Mercosul será no hotel argentino das Cataratas

Edição semestral do evento está sendo organizada pelo governo da Argentina, que reservou o espaço do hotel Gran Meliá Iguazú.

Apoie! Siga-nos no Google News

Nos dias 3 e 4 de julho, a cidade de Puerto Iguazú, no lado argentino da fronteira, sediará a 62.ª Reunião do Conselho do Mercado Comum e a 62.ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Países Associados. A organização dos eventos, tal como antecipado pelo H2FOZ no último dia 22, estará a cargo do governo da Argentina.

Leia também:
Hotéis de Foz do Iguaçu estão na lista dos melhores da América do Sul

O ponto ainda pendente era o local escolhido para as reuniões. Nesta semana, o Ministério das Relações Exteriores da Argentina confirmou que serão utilizadas as instalações do hotel Gran Meliá Iguazú, situado no interior do Parque Nacional Iguazú, com vista panorâmica para as Cataratas do Iguaçu.

Para o dia 3 de julho, está marcada a reunião do Conselho do Mercado Comum (CMC), instância integrada por ministros de cada governo. No dia seguinte, será a vez do encontro dos chefes de estado, com a presença aguardada dos presidentes Alberto Fernández, Lula, Mario Abdo Benítez, Luis Alberto Lacalle Pou e convidados.

A cúpula semestral será marcada por debates como as novas exigências ambientais apresentadas pela União Europeia em relação ao acordo com o Mercosul, além da crise econômica na Argentina e das discussões em torno da intenção uruguaia de firmar acordos diretos com a China ou países da Ásia–Pacífico.

Ao término dos debates, Alberto Fernández repassará a presidência rotativa do bloco ao colega Luiz Inácio Lula da Silva, cujo governo estará encarregado de organizar a cúpula seguinte, prevista para dezembro de 2023 ou janeiro de 2024.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.