Próxima cúpula do Mercosul será na fronteira, em Puerto Iguazú

Presidentes Lula, Alberto Fernández, Mario Abdo Benítez e Luis Alberto Lacalle Pou são aguardados para o evento.

Apoie! Siga-nos no Google News

A cidade fronteiriça de Puerto Iguazú sediará, nos dias 3 e 4 de julho, a 62.ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Países Associados. O evento será organizado pelo governo da Argentina, que detém a presidência semestral do bloco. As datas e a cidade-sede já constam na agenda oficial do bloco sul-americano.

Leia também:
Paraguai pede suspensão do pedágio na hidrovia do Rio Paraná

Para o dia 3 de julho, está marcada a reunião do Conselho do Mercado Comum (CMC), instância integrada por ministros de cada governo. No dia seguinte, será a vez do encontro dos chefes de estado, com a presença aguardada dos presidentes Alberto Fernández, Lula, Mario Abdo Benítez, Luis Alberto Lacalle Pou e convidados.

Os detalhes a respeito do local (Centro de Convenções ou um hotel da cidade argentina) e dos horários de cada compromisso ainda não constam do site oficial do Mercosul, devendo ser divulgados nas próximas semanas. No ano de 2004, Puerto Iguazú sediou uma edição da cúpula. Em dezembro de 2010, Foz do Iguaçu foi a anfitriã do evento.

A 62.ª cúpula semestral será marcada por debates como as novas exigências ambientais apresentadas pela União Europeia em relação ao acordo com o Mercosul, além da crise econômica na Argentina e das discussões em torno da intenção uruguaia de firmar acordos diretos com a China ou países da Ásia–Pacífico.

Ao término dos debates, Alberto Fernández repassará a presidência rotativa do bloco ao colega Luiz Inácio Lula da Silva, cujo governo estará encarregado de organizar a cúpula seguinte, prevista para dezembro de 2023 ou janeiro de 2024.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.