Em tempos de tanta dor, sofrimento (e também esperança), duas crianças francesas conseguiram fazer os paraguaios ao redor do mundo derramarem lágrimas de pura emoção. E, certamente, não apenas paraguaios.
A notícia sobre os irmãos foi publicada no jornal ABC Color. A história é interessante, porque os irmãos Isaac, de 12 anos, e Nora, de 9, são franceses, filhos de pai sul-coreano e mãe francesa. O pai, Nicolás, foi quem despertou o interesse das crianças por músicas de diferentes rincões do planeta.
O pai toca diferentes instrumentos, com muito talento. O filho segue seus passos. E a irmãzinha dele, que também é instrumentista, canta. E como canta! Aprecie o espanhol dela, cheio de “erres” à francesa…
Do Paraguai, o pai escolheu a música “Mis noches sin ti”, do compositor Demetrio Ortiz, falecido em 1975. A filha dele, María Esperanza Ortiz Maidana, deixou no Youtube uma mensagem em que se disse comovida com a formosa versão que as crianças fizeram. Com orgulho e emoção, disse esperar que “a guarânia chegue ao coração das crianças de todo o mundo”.
Conta o ABC Color que “Mis noches sin ti” é uma canção de amor, mas de um filho pela mãe. Ele compôs para a mãe dele, em fevereiro de 1943. Três anos depois, a mãe morreu, e a canção se tornou ainda mais prepoderante em sua carreira.
Ortiz nasceu em Piribebuy em dezembro de 1916 e morreu em Buenos Aires, em agosto de 1975. Foi músico, compositor, dramaturgo e coreógrafo de dança paraguaia. Está sepultado no cemitério de Lambaré, na Grande Assunção.
No Youtube, o vídeo da música de Ortiz, interpretada pelas crianças francesas, foi assistido por quase 500 mil pessoas. No Facebook, já conquistou quase 100 mil “likes”.
A família vive em Quimper, na Bretanha, oeste da França. O pai sempre aparece nos vídeos, enquanto a mãe trabalha nos bastidores: é ela que faz as gravações.
Veja, ouça e… se você não se emocionar, você está precisando de uma dose de sensibilidade.
Embaixo do vídeo, o link para o canal das crianças no Youtube.
Se você quiser ouvir músicas de outros estilos e países, aqui está o link: isaac et nora
Comentários estão fechados.