Autoridades da cidade argentina de Posadas, no limite com Encarnación (Paraguai), manifestaram preocupação em relação aos riscos de incêndio de veículos na Ponte Internacional San Roque González de Santa Cruz, sobre o Rio Paraná. O motivo é o aumento do contrabando de combustíveis argentinos em direção ao Paraguai.
Leia também:
Preço da gasolina volta a subir nos postos de Puerto Iguazú
Na manhã de domingo (5), um automóvel com placas da Argentina pegou fogo na fila de acesso ao centro de controle fronteiriço, em episódio sem vinculação com o transporte ilegal de combustíveis. Em janeiro, no entanto, foram várias as ocorrências, muitas delas envolvendo veículos paraguaios com sinais de adulteração.
Outro agravante é o fato de que, para atividades como o transporte irregular de diesel e gasolina argentina, os contrabandistas costumam usar carros antigos, para que a perda não seja grande em caso de apreensão. As filas entre Posadas e Encarnación podem durar várias horas, com o forte calor do verão sendo mais um fator de risco.
“Segundo as autoridades migratórias, os perigos aumentam se uma falha elétrica afetar um veículo com combustível de contrabando em galões ou tanques adulterados. O temor é que o carro se transforme em uma tocha, que além de queimar rapidamente transmita o fogo a outros veículos ou instalações”, publica o jornal El Territorio, em reportagem sobre o tema.
Como prevenção, a administração do Centro de Fronteira está discutindo, com as instituições que atuam no local, a revisão do protocolo de segurança, que prevê medidas como maior distanciamento entre os veículos no momento da aproximação aos guichês, reforço de equipes e via rápida para a circulação de socorristas.
[…] Leia também:Contrabando de combustível eleva risco de incêndio em ponte na fronteira […]