Confira como está a construção da Ponte Bioceânica, entre Brasil e Paraguai

Obra sobre o Rio Paraguai, entre Porto Murtinho (MS) e Carmelo Peralta, é financiada pela diretoria paraguaia de Itaipu.

Financiada pela diretoria paraguaia de Itaipu, a Ponte Bioceânica, sobre o Rio Paraguai, entre Porto Murtinho (MS) e Carmelo Peralta, já está com 203 de seus 300 pilares de sustentação instalados pelo Consórcio PYBRA. O avanço maior (100%) é na margem paraguaia, enquanto o lado brasileiro apresenta 38% de conclusão da atual etapa.

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Com profundidade que pode chegar a 43 metros e diâmetro de até dois metros, os pilares formarão a base da estrutura da ponte, que terá 1.294 metros de extensão. Desse total, 632 metros corresponderão à parte estaiada, com vão-livre de 350 metros. O restante é referente aos viadutos de acesso às duas cabeceiras.

“Temos avanços nos viadutos de acesso, principalmente da margem direita [paraguaia], cuja conclusão prevemos para o primeiro semestre de 2024, tanto no lado do Paraguai, como do Brasil. Não é a parte crítica, mas é preciso avançar. Estamos trabalhando em turno duplo”, explicou Paulo Leitão, encarregado do Consórcio PYBRA, citado pela assessoria paraguaia de Itaipu.

Iniciada em janeiro de 2022, a Ponte Bioceânica faz parte do pacote anunciado por Itaipu em dezembro de 2018, pelo qual a diretoria brasileira ficaria responsável por financiar a construção da Ponte da Integração, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, e a diretoria paraguaia financiaria a ponte sobre o Rio Paraguai, com previsão de entrega em 2025.

Ponte fará parte da Rodovia Bioceânica, que atravessará o Chaco paraguaio. Imagem: Gentileza/Itaipu Binacional
Ponte fará parte da Rodovia Bioceânica, que atravessará o Chaco paraguaio. Imagem: Gentileza/Itaipu Binacional

O investimento na Bioceânica (assim chamada por integrar a Rodovia Bioceânica, em construção no Chaco paraguaio) é de G$ 616,8 bilhões, o que equivale, no câmbio atual, a R$ 437,5 milhões. A execução está a cargo do Consórcio PYBRA, formado pelas empresas Tecnoedil (Paraguai), Cidade e Paulitec (Brasil).

Construção dos pilares está mais avançada na margem paraguaia do rio. Imagem: Gentileza/Itaipu Binacional
Construção dos pilares está mais avançada na margem paraguaia do rio. Imagem: Gentileza/Itaipu Binacional
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1 comentário
  1. José Roberto da Silva Diz

    Bom dia meu nome José Roberto da Silva eu gostaria de fazer parte do quadro de funcionários de vcs tenho experiência com caminhão truck bitruck categoria D tenho experiência com pá carregadeira trator de esteira D8 D6

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