Última estrutura pré-fabricada de concreto foi inserida no fim de semana, completando o tabuleiro da futura via.
Equipes do Consórcio Ponte Foz, responsável pela construção da Ponte da Integração Brasil–Paraguai, instalaram, no fim de semana, a última laje pré-fabricada de concreto sobre a aduela central da passarela fronteiriça, completando o tabuleiro da futura pista de ligação entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco.
Leia também:
Obras de acesso à Ponte da Integração avançam no Paraguai
A informação foi divulgada pela diretoria paraguaia de Itaipu Binacional (no Brasil, há restrições devido ao período eleitoral). “Com a instalação das lajes e a concretagem das juntas, muito em breve será possível transitar pela pista”, explicou o engenheiro Pánfilo Benítez, assessor especial da Diretoria de Coordenação no Paraguai.
Segundo Benítez, as etapas seguintes da obra incluem a pavimentação asfáltica da pista, a instalação do sistema de iluminação, das barreiras de contenção, das grades para prevenir acidentes com pedestres no alto da ponte e da sinalização viária correspondente. Não surgindo inconvenientes, o tráfego pode ser liberado ainda em 2022.
Acessos
A principal preocupação diz respeito às vias de acesso à nova ponte, uma vez que estruturas fundamentais, como as novas aduanas, a Rodovia Perimetral Leste (Brasil) e o Corredor Metropolitano del Este (Paraguai), ainda não estão concluídas, com previsão de habilitação por etapas até o início de 2024.
Os recursos para a construção da Ponte da Integração e da Perimetral Leste foram desembolsados pela diretoria brasileira de Itaipu, após acordo firmado entre os dois países em dezembro de 2018. Em contrapartida, a diretoria paraguaia está investindo na construção de uma ponte sobre o Rio Paraguai, que será parte da futura Rota Bioceânica.
Já o Corredor Metropolitano del Este, que inclui um anel viário com mais de 30 quilômetros de rodovias para conectar os municípios de Presidente Franco, Los Cedrales, Ciudad del Este, Minga Guazú e Hernandarias, está sendo financiado com recursos de um crédito internacional contratado pelo governo do Paraguai.
[…] provenientes da Itaipu Binacional, e execução do Consórcio Ponte Foz, sob a supervisão do Consórcio Brasil–Paraguai. É uma das maiores construções atualmente no Paraná, segundo o […]