Conheça o Museu Histórico Tacurú Pucú, de Hernandarias

Local que conta a história de parte do lado paraguaio da fronteira foi reinaugurado no último dia 19 de novembro.

Apoie! Siga-nos no Google News

Moradores e turistas que visitam a fronteira têm uma nova opção de passeio cultural no lado paraguaio. Desde o dia 19 de novembro, o Museu Histórico Tacurú Pucú, que conta uma importante parte da história da ocupação humana na região trinacional, está com as portas abertas em Hernandarias, a 15 quilômetros da Ponte da Amizade.

Leia também:
Praia de Ciudad del Este é opção para os dias quentes na fronteira

O museu passou por reforma e processo de valorização de seu acervo, que recorda a ordem para a fundação da redução jesuítica de Natividad de la Virgen del Acaray, em 1619. Documentos apontam que o povoado, que teve pouco tempo de existência, foi criado onde hoje é o município paraguaio de Hernandarias.

Acervo do museu explora a história da região, com foco no atual município de Hernandarias. Imagem: Gentileza/Museu

Outro foco do museu é o resgate histórico de Tacurú Pucú, como era conhecida a atual Hernandarias no período em que a região estava dominada pelos ciclos econômicos da extração da madeira e da erva-mate, em meados do século 19.

O Museu Histórico Tacurú Pucú foi incluído, recentemente, na lista de finalistas do prêmio Museu do Ano 2022, concedido pela Associação Paraguaia de Museólogos e Trabalhadores dos Museus (Amus). As visitas são gratuitas, com funcionamento de segunda a sábado, nos períodos manhã e tarde.

Mapa de Hernandarias, com a localização do museu em destaque.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.