Comitiva de ministros do Paraguai visita o Brasil

Delegação foi liderada pelo chanceler Rubén Ramírez Lezcano; agenda em Brasília teve como foco a integração entre os países.

Apoie! Siga-nos no Google News

Uma comitiva de ministros do novo governo do Paraguai cumpriu, nessa quarta-feira (30), agenda de trabalho em Brasília, tendo como foco o debate sobre a integração entre os países. Liderado pelo ministro das Relações Exteriores, Rubén Ramírez Lezcano, o grupo foi recebido, no Itamaraty, pelo chanceler Mauro Vieira.

Leia também:
Países da região pedem suspensão de pedágio argentino na hidrovia

A delegação foi integrada pelo ministro paraguaio da Indústria e Comércio, Javier Giménez; de Urbanismo e Habitação, Juan Carlos Baruja; e de Tecnologia da Informação e Comunicação, Gustavo Villate. Todos estão no cargo desde o último dia 15, data em que começou a gestão do presidente Santiago Peña (2023–2028).

“Aproveitamos para discutir assuntos de interesse e temas fundamentais para as relações entre os dois países. Tenho certeza que essa agenda prevista, tão extensa, vai trazer um rumo para as relações bilaterais entre Brasil e Paraguai pelos próximos quatro anos”, declarou o anfitrião, Mauro Vieira, citado pelo jornal La Nación.

“Nosso comércio hoje está na casa dos US$ 7 bilhões [R$ 35 bilhões] por ano, o que é um número importante, mas queremos criar condições para que possa crescer ainda mais. Conversamos também sobre as questões do Mercosul e as relações regionais, assim como muitos outros temas”, complementou.

A renegociação do Anexo C do Tratado de Itaipu, em andamento entre os governos, foi recordada pelo diplomata, além das duas pontes em construção na fronteira (Integração e Bioceânica). Já o ministro Juan Carlos Baruja, de Urbanismo e Habitação, teve um encontro específico com o colega brasileiro da pasta das Cidades, Jader Barbalho Filho.

Uma das propostas em análise é adaptar iniciativas brasileiras no setor de habitação popular, como o programa Minha Casa, Minha Vida, para a realidade do Paraguai, país que enfrenta grande déficit habitacional. Nos próximos meses, novas reuniões serão mantidas para a análise de detalhes técnicos e o intercâmbio de conhecimentos.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.