Responsável pelo Comando Sul do Exército dos Estados Unidos, a general Laura Richardson desembarcou no Paraguai, na noite dessa segunda-feira (11), para uma visita de três dias. O objetivo, segundo a embaixada do país em Assunção, é celebrar os 80 anos da cooperação bilateral em matéria de defesa.
Leia também:
Cargueiro especial dos EUA pousa no Paraguai para celebração militar
“O propósito da visita da general Laura Richardson é fortalecer os laços de segurança entre Estados Unidos e Paraguai, reunindo-se com altos dirigentes governamentais e militares para falar do rol da cooperação militar em apoiar uma sociedade e uma região democrática, segura e próspera”, informou a repartição diplomática.
A agenda de Richardson inclui encontro com o presidente Santiago Peña, com o ministro da Defesa e com os comandantes das Forças Armadas, além de palestras sobre a crescente contribuição das mulheres nas missões de paz, defesa e segurança.
“Cabe mencionar que as atividades de cooperação bilateral em defesa entre os Estados Unidos e o Paraguai estão centradas em áreas de interesse mútuo, incluindo exercícios de capacitação, preparação e treinamento para desastres, assistência humanitária, segurança cibernética e direitos humanos”, complementou a embaixada.
¡Bienvenida a Paraguay General Laura Richardson, Comandante del Comando Sur de los Estados Unidos! La General Richardson visita el país para celebrar 80 años de amistad y cooperación con las Fuerzas Militares del Paraguay y fortalecer estos lazos aún más. Ella es la primera mujer… pic.twitter.com/0BzMlY8OhW
— Embajada de EE.UU. (@laembajada) December 11, 2023
O Paraguai é um dos aliados militares mais antigos dos Estados Unidos na América do Sul. No início dos anos 2000, teorias da conspiração citavam a existência de uma base militar estadunidense no Chaco, em Mariscal Estigarribia. O único quartel instalado na cidade é uma base do próprio Exército paraguaio.
Comentários estão fechados.