Com disputas na fronteira, Jogos Sul-Americanos começam neste sábado

Canoagem slalom terá provas no canal de Itaipu; Assunção, capital paraguaia, concentra a maior parte das modalidades.

Apoie! Siga-nos no Google News

Tem início neste sábado (1.º), com abertura oficial às 20h (hora paraguaia), a 12.ª edição dos Jogos Sul-Americanos, promovidos pela Organização Desportiva Sul-Americana (Odesur, na sigla em espanhol). A capital paraguaia, Assunção, abriga a maior parte das modalidades. A canoagem slalom, porém, será disputada na fronteira.

O ato oficial de inauguração dos jogos acontece no estádio Defensores del Chaco, com a presença de todos os cerca de 4,5 mil atletas, de 34 esportes, classificados para a competição. O Paraguai, como país anfitrião, tem a maior delegação, seguido pelos times do ciclo olímpico do Brasil e da Argentina.

Para receber os Jogos Sul-Americanos (também chamados de Jogos Odesur), o governo paraguaio investiu na construção e reforma de equipamentos esportivos, como estádios, ginásios e praças esportivas. Foram feitas, ainda, melhorias em áreas como infraestrutura e sinalização turística.

As competições seguem até o dia 15, com agenda completa no site https://www.asu2022.org.py/. Na fronteira, as provas da canoagem slalom masculina e feminina, categorias C1, K1 e K1 Extrema, acontecem entre os dias 12 e 14, no Canal de Itaipu, localizado no antigo canteiro de obras da usina binacional.

Histórico

O Brasil é o segundo maior medalhista da história da competição, com 1.887 conquistas (736 medalhas de ouro) desde 1978, atrás apenas da Argentina, que subiu ao pódio 2.368 vezes (887 em 1.º lugar). O Paraguai obteve 124 medalhas nas 11 edições até agora, sendo 19 de ouro, 44 de prata e 61 de bronze.

A última edição dos jogos foi em 2018, na cidade boliviana de Cochabamba. O Brasil sediou o evento em 2002, com disputas em Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Belém.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.