Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Guaíra apreenderam, nesta terça-feira (22), uma caminhonete Toyota conduzida por um motorista do estado de Santa Catarina. No momento da abordagem, o veículo trafegava pela BR-163, que liga o Paraná ao Mato Grosso do Sul e à cidade paraguaia de Salto del Guairá.
Leia também:
Ouro apreendido na BR-277 tinha como destino o Paraguai
“Na vistoria, os policiais verificaram que a caminhonete estava preparada para o transporte de grandes quantidades de ilícitos, pois estava com a suspensão alterada (mais alta) e estava transitando com um lastro, um peso que é utilizado para abaixar a altura do veículo e ser conduzido vazio”, descreve a PRF, em nota enviada à imprensa.
A ocorrência seria apenas mais uma em meio a tantas do tipo na região de fronteira, não fosse por um detalhe: mesmo com placas brasileiras, a caminhonete trazia um adesivo normalmente utilizado pelas concessionárias do Paraguai, com a inscrição em espanhol “Mi Toyota es fantástico”.
No interior do rodado, os policiais encontraram um par de placas paraguaias, que resultaram ser falsas. Após consulta à Polícia Nacional do Paraguai, foi verificado que as placas tinham sido “clonadas” de um veículo do mesmo modelo, registrado em nome da filha de Nicanor Duarte Frutos, ex-presidente do Paraguai (2003–2008).
“O veículo clonado foi apreendido e o condutor detido por receptação”, informa a PRF, que encaminhou a ocorrência à delegacia da Polícia Federal (PF) em Guaíra.
Origem desconhecida
Nesta quinta-feira (23), a PRF emitiu nova nota sobre o tema, complementando informações que ficaram pendentes no informe anterior repassado pela corporação. O conteúdo pode ser lido, na íntegra, nos parágrafos abaixo:
Nesta terça (22), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu em Guaíra (PR), próximo à ponte Ayrton Senna, um automóvel circulando com placas falsas brasileiras, após o condutor tentar fugir de abordagem policial.
Dentro do veículo, os policiais localizaram placas que remetiam ao veículo de propriedade de filha do ex-presidente do Paraguai, Nicanor Duarte Fruto, entretanto, foi verificado que o veículo original continua na posse desta.
A suspeita da PRF é de que o condutor, um homem de 21 anos, utilizava um jogo de placas falsas brasileiras ao circular no Brasil e as placas da filha do ex-presidente paraguaio ao circular no Paraguai.
Os sinais identificadores do veículo foram completamente adulterados, não sendo possível identificar o veículo original em análise preliminar.
Além desta adulteração, o interior do veículo havia sido completamente modificado, preparando-o para o transporte de grandes quantidades de ilícitos. A suspensão também estava alterada (mais alta), e o veículo circulava com um lastro, um peso que é utilizado para abaixar a altura do veículo quando está vazio, para não chamar atenção da fiscalização.
Diante dos fatos, o condutor, nascido em Tijucas (SC), foi encaminhado para a Polícia Federal para o registro do crime.
Reportagem mal feita. A Hilux no Paraguay chama-se Fortuner. A mostrada na reportagem é a Fortuner Paraguaya com placa do Brasil, portanto ela é roubada no Paraguay e emplacada com placa brasileira. O que encontraram dentro da Fortuner foram várias placas e dentre elas uma cuja a numeração é referente ao mesmo número registrado, no Paraguay, como sendo da filha do ex-presidente do Paraguay. A péssima redação é própria da formação Freiriana. Horrível, todos analfabetos funcionais.