Quem precisar dos serviços oferecidos pela prefeitura de Ciudad del Este encontrará portas fechadas, nesta terça-feira (6), devido à adesão do poder público local ao protesto nacional contra um projeto de lei apresentado pelo governo do presidente Santiago Peña (Partido Colorado).
Leia também:
Governo do Paraguai lança programa Fome Zero nas Escolas
Na capital do Alto Paraná, a manifestação consistirá no fechamento de todas as repartições administrativas municipais, que voltarão ao expediente na quarta-feira (7).
O objetivo é pressionar o governo e o Congresso Nacional pela retirada do projeto que cria o programa Fome Zero nas Escolas, que centralizará os processos para o fornecimento de merenda escolar.
No entender dos prefeitos, a medida retira a autonomia de cada prefeitura para a compra dos alimentos e representa um retrocesso de mais de três décadas.
O argumento da gestão de Santiago Peña, por sua vez, é que a centralização trará licitações mais eficientes e reduzirá denúncias de desvios e fraudes nos contratos hoje assinados pelas prefeituras, que ficariam apenas com a parte operacional.
No caso específico de Ciudad del Este, a prefeitura alega que, ao promover licitação própria baseada na transparência, a cidade conseguiu obter “o almoço escolar mais barato do país e estendeu o benefício a escolas que antes não eram cobertas pelos fundos disponíveis”.
A manifestação organizada pela prefeitura não afetará o funcionamento do comércio ou a dinâmica das travessias da Ponte Internacional da Amizade, não havendo previsão de bloqueio total ou parcial do trânsito de veículos.
Comentários estão fechados.