Iniciativa impulsionada por Itaipu visa a destacar os atrativos de Hernandarias, município que abriga a metade paraguaia da usina.
Moradores da cidade de Hernandarias poderão formar equipes para representar seus bairros no concurso cultural “Energia que move o turismo”, promovido pela diretoria paraguaia de Itaipu. A iniciativa, apresentada na última sexta-feira (19), conta com o apoio da Secretaria Nacional de Turismo (Senatur) do Paraguai.
Os objetivos da ação passam por promover os atrativos locais e valorizar o engajamento da comunidade, que poderá participar de competições esportivas, mutirões ambientais, provas de cultura geral e eventos de expressão artística, além do desenvolvimento de projetos para fortalecer o turismo no lugar onde vivem.
De acordo com a agência pública IP Paraguay, o bairro vencedor na categoria turística será premiado com G$ 300 milhões (R$ 226,7 mil) em investimentos como reforma ou instalação de praças ou parques, além da doação de equipamentos de informática e da promoção de uma festa cultural para atrair visitantes.
No caso dos projetos para aproveitamento de vocações turísticas preexistentes, o bairro que apresentar a melhor iniciativa receberá o acompanhamento e a assessoria de técnicos da diretoria paraguaia de Itaipu e da Senatur. O prazo para inscrição vai até setembro, com previsão de anúncio dos resultados no mês de novembro.
Cidade-irmã de Foz do Iguaçu, Hernandarias é o município-sede de Itaipu no Paraguai, contando com atrativos como os passeios à usina binacional, Museu da Terra Guarani, Refúgio Biológico Tatí Yupí e área de lazer da Costanera do Lago de Itaipu, procurada por turistas de várias partes do Paraguai nos meses mais quentes do ano.
Comentários estão fechados.