Cidade paraguaia quer evitar caos no acesso à Ponte da Integração

Equipe técnica da prefeitura de Presidente Franco está redefinindo o Plano de Ordenamento Urbano Territorial do município.

Buscando evitar a ocupação desordenada no entorno da cabeceira paraguaia da Ponte da Integração, a prefeitura de Presidente Franco está redesenhando o Plano de Ordenamento Urbano Territorial do município. A prioridade é evitar os erros cometidos por Ciudad del Este nas quadras próximas à Ponte Internacional da Amizade.

Leia também:
Para prefeito, Ponte da Integração será aberta apenas em 2024
Ponte da Integração e Perimetral Leste: veja o andamento das obras em junho
Saiba como estão as obras de acesso à Ponte da Integração no Paraguai

Nessa quinta-feira (20), o esboço do plano foi apresentado aos vereadores da cidade pelo prefeito Roque Godoy e pelo arquiteto urbanista Enio Luiz Perín. Uma das propostas é limitar a altura dos prédios na área de influência da Ponte da Integração e restringir a ocupação do espaço por estruturas como grandes depósitos.

O plano contempla a redefinição de todo o zoneamento de Presidente Franco, cuja área urbana está concentrada entre Ciudad del Este (ao norte), o Rio Paraná (a leste), o Rio Monday (ao sul) e o município de Minga Guazú (a oeste).

Outro aspecto é a conexão entre Presidente Franco, municípios da área metropolitana de Ciudad del Este e a Ponte da Integração, com a definição de vias prioritárias, como as avenidas General Bernardino Caballero e Monday, e de ligação com o anel viário do futuro Corredor Metropolitano del Este, que será inaugurado, por etapas, entre 2024 e 2025.

Em entrevista ao jornal La Nación, o diretor de Obras da prefeitura de Presidente Franco, Cristian Ortiz, disse que, no tocante às proximidades da ponte, “nos interessa que não tenha poluição visual na região, mas o que estamos fazendo é um rascunho que os vereadores devem analisar para fazer suas propostas de mudanças ou ajustes no plano”.

Com cerca de cem mil habitantes, Presidente Franco tem características de cidade-dormitório, concentrando moradores que trabalham na vizinha Ciudad del Este. A abertura da Ponte da Integração, ainda sem data confirmada, é vista como a principal transformação das últimas décadas no município.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.