Autoridades e lideranças empresariais da cidade paraguaia de Salto del Guairá, na fronteira com Guaíra (PR) e Mundo Novo (MS), estão pleiteando a construção de uma ponte internacional com o Brasil, sobre o Rio Paraná, para ligação direta com Guaíra.
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A informação foi divulgada, na última sexta-feira (27), pelo jornal La Nación, reproduzindo palavras de Victor Stanley, presidente da Câmara de Comércio de Salto del Guairá. Segundo Stanley, as primeiras conversações surgiram em 2008, mas não houve avanço até o momento.
“A construção de uma ponte será um boom para a região”, afirmou o empresário, citando que já foram feitas reuniões com o governador do departamento (estado) de Canindeyú, Nelson Martínez, e que “empresários brasileiros de multinacionais querem conversar com o presidente Santiago Peña para pleitear essa construção”.
No entender de Stanley, a obra traria benefícios não só para o turismo de compras, mas para facilitar a conexão entre os produtores de grãos da região de Canindeyú com os principais mercados brasileiros.
Atualmente, a ligação entre Salto del Guairá e Guaíra acontece via Mundo Novo e Ponte Ayrton Senna. A distância entre o centro comercial da cidade paraguaia e a fronteira é de cerca de sete quilômetros, com outros 12 quilômetros até a Praça Castelo Branco, marco histórico de Guaíra.
Ponte da Integração
Ainda sem data confirmada para inauguração, a Ponte da Integração Brasil–Paraguai, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, poderá ser parcialmente aberta ao tráfego no primeiro trimestre de 2024, conforme informações divulgadas pela imprensa do Paraguai.
Na semana passada, a ministra de Obras Públicas e Comunicações do país vizinho, Claudia Centurión, esteve na fronteira e fez uma visita à ponte, acompanhada por autoridades do departamento (estado) de Alto Paraná e do município de Presidente Franco.
Segundo o prefeito Roque Godoy, a estimativa de conclusão do Lote Urbano, que engloba as vias de acesso imediato à passarela na cabeceira paraguaia, é para o final do ano, enquanto as demais partes das obras viárias do Corredor Metropolitano del Este (CME) deverão ser entregues, gradualmente, ao longo de 2024 e 2025.
“A boa notícia é que a ministra me pediu para já ir organizando a inauguração parcial da ponte”, celebrou Godoy, em declarações reproduzidas pelo jornal ABC Color.
O Paraguay quer mais uma ponte, mas quem paga a conta é o Brasil. Como em todas as obras feitas, Itaipu, Ponte da Amizade, Ponte da Integração, os paraguaios sempre se beneficiaram com a posição geográfica, e recebem os lucros ou benefícios das obras. Se não fosse o Brasil, Paraguai não teria nem morador. Agora é dacil querer mais uma Ponte e Brasil pagar a conta. Está na hora do Paraguay arcar com os custos.
Não vejo dessa forma os comentários feito pela Márcia Diz.
O nosso vizinho país Paraguay, devemos ver de outra maneira, somos irmãos, temos a liberdade tanto lado brasileiro como lado paraguaio de ir e vir com pouca burocracia.
Essa nova ponte Salto del Guyra é Guaira.
Trará grande benefícios para ambos os pais, somos um só povo,
Att.
Sutil
Concordo com a Marcia Diz que trouxe um histórico que embargou seu argumento. Construir e manter estrutura aduaneira permanente é extremamente caro. E quanto ao comentário do Sutil Diz, não vejo sentido. Nem sequer existe argumento. Ser irmão não significa pagar tudo e outro se beneficiar.
o Brasil é que se beneficia da energia barata gerada por Itaipu. Espero que com a revisão do anexo C o Brasil pague valor de mercado a energia gerada, isso sim beneficiaria o Paraguai e não uma migalha de 2 pontes
A ponte da amizade foi feita com recurso brasileiro,o PY ganhou essa ponte
Exemplo: a Ponte Foz a Presidente Franco, a Itaipu lado brasileiro que fez. Já a de Porto Murtinho Carmelo é o lado do Paraguai!
Tem um monte de gente falando besteira, quem paga é Itaipu!
Não tem por que construírem mais pontes somente favorece o tráfico internacional de drogas contrabando aumentando ainda mais os gastos nos orçamentos públicos super faturamentos é preciso sim mais fiscalização aduaneira séria de verdade investigações mais aprofundadas não sou contra melhorias não sou contra o progresso mas a corrupção lavagem de dinheiro desvio de recursos públicos humanos desvios de impostos!
Eu se fosse o Brasil nao faria ponte,na pandemia foram meninha medrosa e ficaram meses c a fronteira fechada
Outra ponte? Dúvido essa que temos já passou da hora de uma reforma e nada ainda e vem falar de uma 2° ponte.
QUANTAS BOBAGENS E IMBECILIDADES. AS PONTES OU A PONTE SERÁ DE GRANDE VALIA PARA OS DOIS PAISES COMO O DA AMIZADE, ONDE MILHARES DE BRASILEIROS TRABALHAM EM CDE E VICE VERSA. E ASSIM CONSEGUEM SE ALIMENTAREM. QUANTO A CONTRABANDOS, DROGAS, ARMAS ETC. TEM FISCALIZAÇÃO PRA QUE????? PAREM DE ESCREVER IDIOTICES.. TODO MUNDO E BENEFICIADO. DEVERIAM SIM, CONSTRUIR MAIS PONTES 3M VARIOS PONTOS DO RIO PARANÁ E PARAGUAY., ISSO SERIA BOM PARA AMBOS OS PAISES SEUS OTÁRIOS, DESINFORMADOS. ISSO E DESENVOLVIMENTO.