As chuvas torrenciais dos últimos dias no Paraguai, com registros de quase 400 milímetros em 24 horas, estão provocando estragos em municípios do Norte do país, nos departamentos (estados) de Concepción e Alto Paraguay. Na cidade de San Lázaro, a prefeitura local declarou, nesta segunda-feira (27), estado de emergência.
Leia também:
Vídeo viral que mostra enchente nas Cataratas do Iguaçu é antigo
De acordo com o jornal La Nación, cerca de 1,5 mil famílias tiveram de ser retiradas da área entre os rios Apa e Paraguai em San Lázaro. Um pouco mais abaixo, em Puerto Casado, todo o perímetro urbano foi inundado pelas chuvas ocorridas nas últimas 72 horas, atingindo os aproximadamente sete mil moradores.
“Tudo está embaixo de água e isso complica bastante. É a primeira vez na história que temos tanta chuva em tão pouco tempo”, afirmou o prefeito de Puerto Casado, Hilario Adorno, citado pelo jornal Última Hora. “Pedimos ajuda à Secretaria de Emergência Nacional, que se comprometeu a enviar apoio.”
A chegada dos primeiros carregamentos com ajuda humanitária é aguardada para esta segunda-feira, por via aérea e fluvial. Já o acesso por terra está sendo dificultado pelo transbordamento de rios e pelo mau estado das rodovias, em uma região que, historicamente, sofre com problemas de conexão em relação ao restante do país.
Ciudad del Este
Em paralelo às chuvas que atingem o Norte do Paraguai, Ciudad del Este, na fronteira com Foz do Iguaçu, também está tendo de lidar com o problema das inundações. A cheia do Rio Paraná, cujo volume deve subir nos próximos dias, obrigou à remoção de cerca de 35 famílias que vivem no bairro ribeirinho de San Rafael, próximo à Ponte da Amizade.
De acordo com Itaipu Binacional, que monitora diariamente a situação dos afetados e presta apoio para a retirada de móveis e eletrodomésticos, a previsão é a de que o rio alcance, na terça-feira (28), a cota de 112,8 metros – 4,4 metros acima da passarela que liga os dois lados do bairro. Em Foz do Iguaçu, não há previsão de alagamentos.
Comentários estão fechados.