Aguardada com grande expectativa pelo setor turístico de Puerto Iguazú, a reabertura da passarela argentina de acesso à Garganta do Diabo, nas Cataratas do Iguaçu, estava marcada para este sábado (13), após mais de nove meses de fechamento devido aos estragos da cheia de outubro de 2023.
Leia também:
Startup argentina apresenta visita virtual 3D às Cataratas do Iguaçu
As fortes chuvas das últimas 48 horas em municípios do Paraná e Santa Catarina, contudo, levaram a direção do Parque Nacional Iguazú e a concessionária Iguazú Argentina a adiar a liberação para o público, até que o Rio Iguaçu volte a baixar.
“Esse cenário hidrológico impede a reabertura do Circuito Garganta do Diabo, que estava prevista para este sábado (13), às 8h, para evitar qualquer risco ao qual os visitantes possam estar expostos”, informam os administradores, em comunicado conjunto.
“Como medida preventiva, de acordo ao indicado nos protocolos de ação habituais para esses eventos naturais, as grades no mirante e nas passarelas já foram abaixadas; e estão sendo feitos monitoramentos constantes para determinar o nível da cheia”, complementa a nota.
“Em um próximo comunicado conjunto, informaremos sobre as novidades deste fenômeno natural que afeta o Circuito Garganta do Diabo do Parque Nacional Iguazú”, finalizam a direção do parque e a concessionária, deixando a nova data em aberto.
Na manhã deste sábado (13), a vazão de água nas Cataratas do Iguaçu estava mais de quatro vezes acima do normal, como resultado do volume de chuvas que começou na quinta-feira (11), deu uma breve pausa na sexta (12) e foi retomado no sábado (13).
A perspectiva é de continuidade do atual movimento de cheia na bacia hidrográfica do Rio Iguaçu pelo menos até terça-feira (16).
No lado brasileiro, todas as passarelas e mirantes estão abertos normalmente ao público que vai ao Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu.
No lado argentino, apesar da continuidade do fechamento da Garganta do Diabo, as outras duas trilhas panorâmicas, Circuito Superior e Circuito Inferior, seguem disponíveis para os visitantes.
Comentários estão fechados.