Censo 2022: quarta-feira de feriado nacional e ruas vazias no Paraguai

Ponte da Amizade está praticamente deserta; paraguaios devem ficar obrigatoriamente em casa até as 18h, para a realização do censo.

Quem for ao sempre movimentado microcentro de Ciudad del Este nesta quarta-feira (9) vai encontrar um panorama de ruas desertas, com tudo fechado e praticamente nenhuma circulação de veículos e pessoas. O motivo é o feriado nacional decretado pelo governo do Paraguai para a realização do Censo 2022.

Conforme o decreto assinado em outubro pelo presidente Mario Abdo Benítez, todos os cidadãos do país (exceto trabalhadores de setores sumamente essenciais, como é o caso dos hospitais) deverão ficar obrigatoriamente em casa, entre as 5h e as 18h desta quarta, para que as equipes de recenseadores coletem os dados de todos os residentes.

Câmeras de monitoramento da aduana de Ciudad del Este, praticamente deserta nesta quarta

O censo está sendo aplicado por cerca de 210 mil funcionários públicos e voluntários, que percorrem de forma coordenada as áreas urbanas. Nas zonas rurais, devido às dificuldades de acesso e às longas distâncias, o trabalho será desenvolvido em um prazo de duas semanas.

O questionário inclui o registro de dados como quantidade de pessoas por residência, sexo, idade, faixa de renda e grau de escolaridade. Os resultados serão tabulados e disponibilizados ao público no primeiro semestre de 2023.

O último Censo Nacional foi feito em 2012. A estimativa atual é que o Paraguai tenha 7,5 milhões de habitantes, distribuídos por 1,9 milhão de residências. Assunção e região metropolitana concentram cerca de um terço da população. O departamento (estado) de Alto Paraná, cuja capital é Ciudad del Este, é a segunda zona mais povoada do país.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.