1.º de agosto: dia do carrulim, bebida típica do Paraguai

Tradição popular manda tomar sete goles de caña com arruda e limão, para espantar os “azares” associados ao mês de agosto.

Apoie! Siga-nos no Google News

Todos os anos, a cada 1.º de agosto, cidadãos de todas as partes do Paraguai e de áreas com forte influência guarani, como as províncias argentinas de Corrientes e Misiones, preparam em casa ou procuram vendedores de yuyos (ervas naturais) para comprar uma dose de carrulim, bebida alcoólica feita com caña, arruda e limão.

Leia também:
Paraguai reajusta pedágio entre Ciudad del Este e Assunção

Conforme a tradição popular, beber sete goles da receita ajuda a espantar os “azares” do mês de agosto, período caracterizado por tempo seco, ventos fortes e dificuldades para os cultivos de subsistência.

Surgido no meio rural, o costume também está presente nas grandes urbes paraguaias, como Assunção e Ciudad del Este. Segundo a crença, o carrulim ajuda a “renovar o sangue” (que ficaria mais espesso no oitavo mês do ano) e a afastar situações como “mau-olhado” e yeta (palavra equivalente a “zica” em português).

Para os mais desconfiados, a recomendação dos especialistas em ervas e tradições populares é consumir o carrulim ao longo de todo o mês, bem como adicionar plantas medicinais ao tererê e ao mate, para garantir proteção extra contra todo tipo de problema.

Vídeo do canal ABC TV sobre o carrulim.

Do lado brasileiro, em Foz do Iguaçu, também é possível encontrar o carrulim (pergunte às vendedoras que oferecem erva para tererê nos semáforos). Em Ciudad del Este, procure as bancas das yuyeras (as senhoras que vendem ervas medicinais) em locais como a Avenida Adrián Jara e outras partes do microcentro local.

LEIA TAMBÉM
1 comentário
  1. gaston Diz

    a anhos en foz no sudacas bar vc encontra carrulim o 1 de agosto

Comentários estão fechados.