Policiais federais apreenderam uma carreta em Foz do Iguaçu carregada de caixas de alho importado da Argentina sem a documentação fiscal. A abordagem foi realizada nessa sexta-feira, 12.
LEIA TAMBÉM:
Receita Federal doa 60 mil quilos de alho apreendido a entidade
Em buscas em Foz do Iguaçu, 30 mil quilos de alho são capturados
Receita Federal apreende 25 toneladas de alho e cebola na Vila Portes
O veículo com o produto estrangeiro estava em um galpão nas proximidades da aduana da Ponte Internacional da Amizade. Policiais realizavam diligências na fronteira com o Paraguai.
Durante o patrulhamento, suspeitaram do caminhão no interior do galpão. Ao vistoriarem o local, encontraram cerca de 25 toneladas de alho importado da Argentina.
A documentação fiscal do produto, apresentada pelo responsável pela carga, continha diversas inconsistências, reportou a Polícia Federal (PF). O carregamento tinha São Paulo (SP) como destino.
A carga foi apreendida e encaminhada à Alfândega da Receita Federal. Nesses casos, se o laudo técnico liberar o produto para o consumo, ele poderá ser doado a instituições sociais.
Além de eventuais implicações sanitárias, as autoridades públicas alertam para o desequilíbrio na concorrência com o produtor nacional. Isso porque mercadorias em situação de descaminho, em geral, são comercializadas abaixo do preço.
“O crime de descaminho se caracteriza pelo não pagamento dos impostos devidos pela entrada, saída ou consumo de mercadorias”, reforçou a Polícia Federal. Tem penas previstas de um a quatro anos de reclusão, sendo um ilícito que tramita em âmbito federal.
Comentários estão fechados.