Campanha para melhorar limpeza das ruas avança em Ciudad del Este

Trabalhos incluem um censo dos principais geradores de resíduos nas quadras comerciais próximas à Ponte da Amizade.

Trabalhos incluem um censo dos principais geradores de resíduos nas quadras comerciais próximas à Ponte da Amizade.

A prefeitura de Ciudad del Este apresentou, na última quinta-feira (4), um balanço das ações desenvolvidas na campanha Renovemos el Microcentro, que visa a melhorar aspectos como a limpeza urbana nas quadras comerciais localizadas nas proximidades da Ponte Internacional da Amizade, fronteira com Foz do Iguaçu.

Durante a apresentação, o prefeito da capital do Alto Paraná, Miguel Prieto, agradeceu aos trabalhadores da via pública a colaboração e reforçou o apelo ao setor privado para que apoie iniciativas como a instalação de novas lixeiras. Nicolas Domeck, chefe da Divisão de Resíduos Sólidos, disse que o trabalho será feito de forma gradual.

“Trabalhamos sempre em áreas pequenas de intervenção, não queremos exigir e não cumprir com nossos objetivos, pois a área de intervenção total é muito grande e conta com diferentes setores, com diferentes volumes de geração de resíduos”, contextualizou Domeck, citado pela assessoria da prefeitura local.

O plano-piloto está sendo implantado na Avenida Luis María Argaña, nas proximidades de estabelecimentos como o Shopping Paris. O cronograma prevê a realização de um censo dos principais geradores de resíduos, de forma a quantificar o total produzido diariamente e direcionar esforços para as ações de coleta seletiva e varrição urbana.

A segunda etapa será desenvolvida no retângulo formado pelas ruas Rubio Ñu, Monseñor Rodríguez, Luis María Argaña e Adrián Jara, com previsão de início no mês de setembro. Segundo a prefeitura, cada passo da campanha será antecedido por reuniões com trabalhadores e empresários do entorno, de forma a garantir o envolvimento da comunidade.

A coleta inadequada do lixo acumulado nas quadras próximas à Ponte da Amizade é apontada como um dos principais entraves para a melhoria do aspecto urbanístico da área central de Ciudad del Este, local por onde transita a maior parte dos turistas brasileiros e argentinos que visitam a região.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.