A cidade de Puerto Iguazú receberá, no sábado (5), a visita da ministra argentina da Saúde, Carla Vizzotti, e de representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para o lançamento da campanha nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da transmissão de doenças como a dengue.
De acordo com o portal La Voz de Cataratas, o ato acontecerá no período da manhã, na esquina das ruas Almafuerte e Ernesto Sábato, do bairro Primero de Mayo, com a presença de outras autoridades sanitárias. À tarde, serão feitas ações como visitas domiciliares para conscientização dos moradores e eliminação de criadouros do mosquito.
Por suas características subtropicais, a província de Misiones é um dos principais pontos de atenção na Argentina quanto às doenças transmitidas por picadas de mosquitos. Puerto Iguazú, por exemplo, tem uma estrutura específica para o combate a esse tipo de zoonose, o Instituto Nacional de Medicina Tropical (Inmet).
A dengue é uma das maiores preocupações sanitárias na região trinacional, com os meses mais quentes do ano registrando altas taxas de propagação do Aedes aegypti em Puerto Iguazú, municípios do lado paraguaio (Ciudad del Este, Presidente Franco, Hernandarias e Minga Guazú) e Foz do Iguaçu.
Os sinais da dengue são febre alta, dores musculares intensas, dor na região dos olhos, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo e falta de apetite. Na Terra das Cataratas, a orientação às pessoas com sintomas suspeitos é procurar a unidade básica de saúde mais próxima da residência, indo às UPAs apenas em caso de necessidade.
Comentários estão fechados.