Um turista brasileiro, procedente do estado de Santa Catarina, recuperou, no fim de semana, os R$ 2 mil que perdeu após ser vítima de fraude em uma loja de Ciudad del Este. A devolução foi feita com a intermediação de agentes da Polícia Turística, cujo escritório está instalado na cabeceira paraguaia da Ponte da Amizade.
De acordo com o jornal ABC Color, Rafael S.A. foi atraído até uma loja de eletrônicos no primeiro piso do Shopping Vendôme, cuja administração vendeu parte das salas comerciais para terceiros e vem relatando dificuldades para evitar o uso dos locais para a prática de fraudes contra turistas.
Uma vez no estabelecimento, funcionários pediram ao brasileiro que mostrasse que realmente tinha dinheiro. Conforme o relato da vítima, as cédulas, totalizando R$ 2 mil, foram tomadas por um empregado. Ao exigir a devolução, foi intimidado por um grupo de cinco homens e coagido a levar mercadorias de menor valor.
O turista retornou à loja acompanhado pelos policiais e por agentes do Ministério Público do Paraguai, recuperando a quantia. O registro da ocorrência foi feito pelo promotor Alberto Torres, que coletou o depoimento do brasileiro e os dados dos responsáveis pelo local para a abertura do processo.
Entre as recomendações para evitar complicações ao fazer compras no comércio próximo à cabeceira da Ponte da Amizade, as mais comuns são pesquisar previamente a reputação do estabelecimento e não seguir indicações feitas nas ruas por “guias” e entregadores de folhetos.
Comentários estão fechados.