Agentes da Polícia Nacional e do Ministério Público do Paraguai foram mobilizados, nessa quinta-feira (8), até um salão comercial na Avenida Adrián Jara, área central de Ciudad del Este, em razão de uma denúncia protocolada por um turista de nacionalidade brasileira, que argumentou ter sido vítima de fraude.
Leia também:
Turistas brasileiros denunciam assalto e agressão em Ciudad del Este
Procedente de Cascavel, o homem relatou aos policiais do Departamento de Segurança Turística que cruzou a fronteira para comprar celulares do tipo iPhone, no último dia 29, e fechou negócio com dois vendedores de uma pequena loja de eletrônicos, que prometeram entregar os produtos no lado brasileiro.
Conforme a denúncia do turista, o pagamento foi feito pelo Pix (nota da redação: o sistema Pix não existe no Paraguai – alguns estabelecimentos usam chaves de terceiros para oferecer tal opção aos compradores), com os responsáveis pela venda assegurando que as mercadorias poderiam ser entregues, até mesmo, na casa do consumidor.
Nos dias seguintes, contudo, os homens alegaram que, devido à fiscalização na fronteira, estavam com dificuldades para enviar os 20 celulares, avaliados em quase R$ 5 mil cada. Na sequência, teriam passado a ameaçar o cliente para que não denunciasse o caso às autoridades.
De acordo com o jornal ABC Color, um dos detidos na operação dessa quinta-feira já tinha sido indiciado, em abril, em uma ocorrência com características similares. Os dois homens, de nacionalidade paraguaia, tiveram os celulares apreendidos para perícia nas mensagens enviadas ao denunciante.
Compra segura
O combate às fraudes em lojas com nomes genéricos ou usadas apenas como fachada para a prática de crimes é alvo de constantes queixas dos comerciantes do lado paraguaio da fronteira, que pedem maior rigor de órgãos como o Ministério Público do Paraguai e a prefeitura de Ciudad del Este, responsável pela fiscalização das licenças comerciais.
Já as recomendações aos turistas incluem pesquisar previamente a reputação dos estabelecimentos, desconfiar de ofertas tentadoras demais para a realidade, evitar o uso de formas de pagamento inexistentes no Paraguai (como o Pix) e procurar órgãos como a Polícia Turística, na aduana paraguaia, ou o Escritório de Defesa do Consumidor (Shopping Box), em caso de irregularidades.
É piada denunciar a polícia corrupta paraguaia e os ladrões que levam turistas para estacionamento e cobram 100 dólares e se não pagar e roubado ali mesmo e a polícia finge não saber no.paraguai só tem bandido a começar pela polícia.
Agora o denunciante precisará visitar o Ministério Público Brasileiro, porque comprar?20 celulares?configura descaminho.
Que cada um responda por seus crimes,tem golpista demais até na compra de 1 celular se der mole te empurram um falso telefone de brinquedo por cinco mil reais.
100 mil reais em celulares? Dá pra ver que eram mercadorias de uso próprio kkk
Nessa história temos o malandro querendo passar a perna no esperto.
O cara t roubou viu q tinha cara de bobo kkkk, 20 celular no pix a vista kkkkkk, te entregamos em casa amigo…kkkkk
Maravilha tinha que ter perdido mais dinheiro esse idiota querendo ser malandro no Paraguai se lascou e vai responder aqui tambem por sonegaçao… Toma toma
A cidade do leste não é para amadores… Ladrao que rouba ladraão tem cem anos de perdão… Um contrabandista reclamando de estelionatário.
Levou golpe porque quis. Há várias lojas idôneas e renomadas. Agora o cara entra numa loja qualquer dentro das inúmeras galerias que existem pra comprar 20 iPhones e ainda pagar antecipado para entregar no lado brasileiro?? Tá na cara que os paraguaios viram escrito na testa dele ” sou trouxa”.
Um dando golpe no turista, o turista dando golpe no fisco ksksksks
Pessoal.,, o lula roubou bilhões e e presidente do Brasil kkkkkk
Então , deixem o rapaz quieto!!
O fisco já perdoou!!
Kkkkkk
roubaram a caminhonete de em colega, fomos então a Ciudad del Este para reaver por que todos sabem que caminhonete que é roubada no Brasil é lavada para lá então chegamos lá e fomos direto na polícia do py, lá eles pediram uma quantia em dinheiro para ir atrás do automóvel, andamos um pouco lá dentro e pedimos para o pessoal quem mexia com esse tipo de comércio lá dentro então nós indicaram um endereço fomos até o local e tivemos que comprar a caminhonete deles valos de 39.000 por que a polícia de lá é fechada com os ladrões, fica a dica aí nunca confie nas autoridades do py.
A polícia paraguaia é corrupta. Não dá para confiar em ninguém dentro desse país miserável. Fiz algumas viagens a turismo dentro do Paraguai mas desisti depois de ser extorquido descaradamente por policiais paraguaios. Eles para carros brasileiros em cada posto de fiscalização (extorsão) e inventam qualquer coisa de errado com seu carro o seus documentos para lhe aplicarem multas. Aí vc tem que pagar a multa em reais na hora sob pena de ficar com o carro retido. Nunca mais viajei para esse paisinho miserável para levar meu dinheiro à turismo para ser extorquido por autoridades corruptas.
No meu caso me venderam um modelo antigo dizendo q era novo,e por um preço em dobro. Voltei na loja, quebrei o pau, passei duas horas discutindo,no final trocaram o aparelho por um modelo novo. Perdi úm dinheiro,mas não deixei barato.
Obs,TB paguei com pix ?
Que procuras amigo¿?
“Encrenca” kkkk