Forças de segurança do Brasil e do Paraguai deram início, na tarde do último domingo (28), à Operação Basalto II, que tem como foco o aumento da fiscalização em locais como a Ponte Internacional da Amizade e a região do lago de Itaipu.
Leia também:
PF deflagra Operação Gafilat nas aduanas e aeroporto de Foz
A abertura simbólica foi marcada por um encontro entre representantes dos dois países, no alto da ponte. Desde a manhã de ontem (29), o reforço na verificação de motoristas, motociclistas e pedestres já está em andamento na aduana brasileira em Foz do Iguaçu.
O trabalho tem a participação de instituições como Receita Federal do Brasil (RFB), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Força Nacional e Forças Armadas. No Paraguai, a principal corporação envolvida é a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad).
Como resultado dos primeiros controles, houve aumento na lentidão do trânsito na Ponte da Amizade, sentido Foz do Iguaçu. O incremento na fiscalização será mantido por tempo indeterminado.
A primeira edição da Operação Basalto foi desencadeada na fronteira seca entre Paraguai e Mato Grosso do Sul, em locais como as imediações das cidades de Capitán Bado e Pedro Juan Caballero.
De acordo com a Senad, do Paraguai, o procedimento já resultou na apreensão de 124 toneladas de maconha, que teriam como destino o território brasileiro.
Comentários estão fechados.