Chegou ao fim na noite desse sábado (15), em Assunção, a 12.ª edição dos Jogos Sul-Americanos, disputados na capital paraguaia. O Brasil encerrou as competições na liderança do quadro de medalhas, com 319 conquistas (133 de ouro, 100 de prata e 86 de bronze). O anfitrião Paraguai ficou na 8.ª colocação, com 48 medalhas.
Além de Assunção, algumas das provas foram realizadas em outros pontos do território paraguaio, como na cidade de Encarnación, fronteira com a Argentina. Já a canoagem slalom teve como sede o Canal Itaipu, localizado no antigo canteiro de obras da usina binacional, no trecho correspondente à margem brasileira do Rio Paraná.
A segunda posição no quadro geral ficou com a Colômbia, com 79 medalhas de ouro, 78 de prata e 98 de bronze, totalizando 255 conquistas. Na sequência aparece a Argentina, com 197 (58 de ouro, 65 de prata e 74 de bronze). O Suriname foi o único dos 15 participantes que não subiu nenhuma vez ao pódio.
O ato de encerramento dos jogos foi marcado pela confraternização entre os atletas e pela despedida do gato-do-mato Tirika, mascote da competição. A próxima edição dos Jogos Sul-Americanos será em 2026, em sede a ser definida. O Brasil foi o anfitrião em 2002, com provas nas cidades de Belém, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo.
Comentários estão fechados.