Brasil doará ao Paraguai helicópteros para fiscalização da fronteira

Repasse de duas aeronaves foi aprovado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, da Câmara dos Deputados.

Apoie! Siga-nos no Google News

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados, aprovou, nesta semana, projeto de lei datado do ano de 2020, dispondo sobre a doação de dois helicópteros modelo 412 Classic para que o Paraguai intensifique as ações de fiscalização na fronteira binacional.

Leia também:
Polícia Federal detona explosivos apreendidos na fronteira

Fabricadas pela Bell Aircraft Corporation, dos Estados Unidos, as aeronaves integram, atualmente, a frota do Comando de Aviação Operacional da Polícia Federal (PF). A matéria teve como relator o deputado Delegado Paulo Belynskyj (PL), de São Paulo.

“Somos conscientes das carências paraguaias nesse âmbito, e o Brasil espera que a doação possa contribuir para a ampliação da capacidade operacional do Paraguai nos trabalhos de fiscalização de suas fronteiras e, consequentemente, elevar a eficácia no combate à criminalidade organizada transnacional”, assinalou o deputado, citado pela assessoria da comissão.

Brasil e Paraguai partilham uma extensa fronteira seca, de difícil patrulhamento, entre o estado de Mato Grosso do Sul e os departamentos (estados) paraguaios de Amambay e Canindeyú. O local concentra grande parte das plantações de maconha em território paraguaio, além de algumas das principais rotas utilizadas pelo narcotráfico.

Forças paraguaias e brasileiras reunidas para o início da operação. Imagem: Gentileza/Senad Paraguai
Forças paraguaias e brasileiras reunidas durante a Operação Nova Aliança, na fronteira seca. Imagem: Gentileza/Senad Paraguai
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.