O Ministério dos Transportes autorizou, nessa quarta-feira (8), o início da próxima etapa da construção da ponte internacional que fará a conexão entre a cidade gaúcha de Porto Xavier, às margens do Rio Uruguai, e a localidade argentina de San Javier, na província de Misiones. O investimento previsto é de R$ 220 milhões.
Leia também:
Macuco Ecoaventura e Navegação terá balsa na fronteira entre Paraguai e Argentina
O trabalho estará a cargo da empresa Coesa Construções e Montagens, cujo contrato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) foi firmado em outubro de 2022. A nova ordem de serviço prevê a atualização dos projetos de engenharia e do licenciamento ambiental, além do pagamento de indenizações aos proprietários das áreas que serão utilizadas.
A ponte terá extensão total de 950 metros, incluindo as vias de acesso e as estruturas de controle nas duas cabeceiras. O prazo para a conclusão é de 30 meses, a contar da data de assinatura do contrato. Não havendo inconvenientes, a previsão de inauguração é para o primeiro semestre de 2025.
Atualmente, a travessia do Rio Uruguai é feita com balsas. Uma vez finalizada a ponte, será possível encurtar a distância entre o Rio Grande do Sul e a região de Foz do Iguaçu, passando pelas estradas argentinas até chegar à Tríplice Fronteira.
A título de comparação, a distância entre São Luiz Gonzaga, cidade próxima a Porto Xavier, e a Terra das Cataratas é de 426 quilômetros se o trajeto for via Argentina. Pelas estradas brasileiras, passando por São Miguel do Oeste (SC) e Cascavel, o percurso sobe para 765 quilômetros.
Comentários estão fechados.