O governo federal brasileiro assinou, nessa terça-feira (18), o contrato com a empresa Coesa Construções e Montagens para o início da construção da ponte internacional entre Porto Xavier (RS) e a cidade argentina de San Javier (Misiones). A obra está avaliada em R$ 220 milhões, com prazo de 30 meses para conclusão.
A assinatura ocorreu no aeroporto de Santo Ângelo, com a presença de autoridades locais e regionais. Atualmente, a travessia do Rio Uruguai é feita com balsas. Uma vez finalizada a ponte, será possível encurtar a distância entre o Rio Grande do Sul e a região de Foz do Iguaçu, passando pelas estradas argentinas até chegar à Tríplice Fronteira.
A título de comparação, a distância entre São Luiz Gonzaga, cidade próxima a Porto Xavier, e a Terra das Cataratas é de 426 quilômetros se o trajeto for via Argentina. Pelas estradas brasileiras, passando por São Miguel do Oeste (SC) e Cascavel, o percurso sobe para 765 quilômetros.
No papel desde 1976, a futura ponte é aguardada com grande expectativa, também, do lado argentino, onde é vista como uma forma de incrementar o desenvolvimento da região. Em entrevista ao jornal El Territorio, Waldovino Enio Lemes, representante do governo de Misiones, comemorou a notícia.
“Essa data será recordada por muito tempo pelas pessoas dessa parte da província e do Rio Grande do Sul. Quando parecia que a ponte não ia mais sair, que voltaríamos à estaca zero e a desilusão só crescia, vimos que essa luta permanente deu seus frutos e a construção da ponte é uma realidade”, afirmou.
Para tocar a obra, a Coesa Construções e Montagens terá a participação de uma consorciada argentina, de forma a facilitar a importação de insumos como cimento e areia e agilizar os trabalhos nas duas margens. Não havendo inconvenientes, a previsão de inauguração é para 2025.
[…] Brasil assina contrato para construção de ponte na fronteira com a Argentina […]
[…] Brasil assina contrato para construção de ponte na fronteira com a Argentina […]