
A Receita Federal do Brasil (RFB) precisou acionar o Corpo de Bombeiros para cortar a lataria de ônibus retido com R$ 500 mil em contrabando. O veículo foi recolhido na Ponte Internacional da Amizade, sábado, 22.
Os itens foram encontrados no fundo falso do ônibus de turismo. O motorista inicialmente informou que o destino da viagem era a cidade de Não Me Toque, no Rio Grande do Sul.
Na fiscalização, enquanto revistavam as bagagens, os servidores da Receita perceberam nervosismo do condutor e decidiram submeter o coletivo ao escâner.
“Foi então descoberta a existência de um fundo falso nas laterais do veículo, logo após o eixo dianteiro, que escondia as mercadorias ilegais”, relatou a RFB.
Contrabando na Ponte
Equipe do Corpo de Bombeiros foi ao local, fazendo a intervenção na lataria do ônibus para que os fiscais conseguissem ter acesso ao compartimento oculto. A carga incluía:
- centenas de smartphones de diversas marcas;
- cigarros eletrônicos;
- essências; e
- medicamentos.
O motorista foi preso em flagrante, conforme a Receita Federal, pelos crimes de contrabando, descaminho e contra a saúde pública. Ele foi encaminhado à Polícia Federal. Os passageiros foram liberados.
Após a retirada dos produtos, o ônibus e as mercadorias foram lacrados e encaminhados para o pátio da alfândega.
Crime fronteiriço
“A Receita Federal age no controle da entrada e saída de cargas do Brasil, defendendo a sociedade brasileira, combatendo os crimes transfronteiriços e fortalecendo o comércio exterior lícito”, expôs o órgão, no contexto da apreensão de alto valor.